A influência da aprendizagem organizacional na inovação de produtos na indústria de transformação de Santa Catarina

AutorMirian Magnus Machado, Michael Samir Dalfovo, Carolina Vieira Velozo
CargoDoutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau ? FURB. E-mail: mirianmagnus@gmail.com - Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí. E-mail: msdalfovo@gmail.com - Graduada em Administração pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior. E-mail: carol_velozo@hotmail.com
Páginas26-52
Revista Global Manager
V. 19, N. 1, 2019
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
A INFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA INOVAÇÃO
DE PRODUTOS NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE SANTA CATARINA
THE INFLUENCE OF ORGANIZATIONAL LEARNING IN THE INNOVATION
OF PRODUCTS IN THE PROCESSING INDUSTRY OF SANTA CATARINA
Mirian Magnus Machadoa, Michael Samir Dalfovob, Carolina Vieira Velozoc
a Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau FURB. E-mail:
mirianmagnus@gmail.com
b Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí . E-mail: msdalfovo@gmail.com
c Graduada em Administração pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior. E-mail:
carol_velozo@hotmail.com
Informações de Submissão
Recebido em 01 Setembro de 2019
Aceito em 20 Março de 2020
Publicado em 29 Maio de 2020
Resumo
Com a intensa concorrência internacional, as mudanças tecnológicas
e a necessidade dos consumidores de buscar produtos e serviços
novos, o mercado tem pressionado as organizações a buscar algo
inovador para se manterem no mercado competitivo. Estudos têm
notado que a aprendizagem organizacional pode ser vista como uma
variável fundamental para o desempenho da inovação e,
consequentemente, para a sobrevivência das empresas. Mesmo diante
da Crise Econômica Brasileira desde 2015 uma das regiões menos
afetadas e que ainda mantem maior índice de emprego é o Estado de
Santa Catarina. O objetivo geral deste estudo é analisar a influência da
aprendizagem organizacional (AO) no desempenho de inovação de
produtos (DIP), nas indústrias de transformação de Santa Catarina. Foi
aplicada uma pesquisa quantitativa descritiva em organizações
pertencentes ao setor da indústria de transformação, for mada por 24
setores industriais. Participaram da pesquisa diversos setores
industriais, localizados nas regiões Vale do Itajaí, Sul, Norte, Oeste,
Grande Florianópolis e Serrana do estado de Santa Catarina. Com os
principais resultados da pesquisa foi possível constatar que no que se
refere a aprendizagem o rganizacional, as indústrias de transformação
estão percebendo que o item de maior influência na Aprendizagem
Organizacional é o “enfrentamento de situações adversas por parte d e
seus colaboradores” com uma carga fatorial de 96%, por isso os
incentivam a enfrentare m situações novas e desconhecidas.
Identificou-se que o fator que mais influência no Desempenho de
Inovação de Produtos é a “eficiência”, ou seja, as empresas estão mais
preocupadas em melhorar seus processos e métodos de inovação. E
por fim, atendendo ao objetivo geral, foi possível comprovar que há
influência da aprendizagem organizacional no desempenho de
inovação de produtos. A relação se deu por uma carga de 62%. Des sa
Palavras-chave
Aprendizagem Organizacional;
Inovação; Competitividade; Tomada de
Decisão Participativa; Eficiência.
Revista Global Manager v. 19, n. 1, p. 26-52, 2019 27
Keywords
Organizational learning;
Innovation; Competitiveness;
Participatory Decision Making;
Efficiency.
forma, é positiva a relação de Aprendizagem Organizacional permite
as o rganizações pesquisadas a obterem melhor Desempenho de
Inovação de Produtos.
Abstract
With intense international competition, technological changes and the
need for consumers to seek new products and services, the market has
been pressuring organizations to seek something innovative to remain
in the competitive market. Studies have noted that organizational
learning can be seen as a fundamental variable for the performance of
innovation and, consequently, for the survival of companies. Even in
the face of the Brazilian Economic Crisis since 2015, one of the least
affected regions and which still maintains the highest employment rate
is the State of Santa Catarina. The general objective of this study is to
analyze the influence of organizational learning (AO) on the
performance of product innovation (DIP), in the transformation
industries of Santa Catarina. A quantitative descriptive research was
applied in organizations belonging to the sector of the transformation
industry, for med b y 24 industrial sectors. Several industrial sectors,
located in the Vale do Itajaí, South, North, West, Greater Florianópolis
and Serrana regions of the state of Santa Catarina participated in the
research. With the main results of the research it was possible to verify
that with regard to organizational learning, the transformation
industries are realizing that the item of greatest influence in
Organizational Learning is the “facing adverse situations by their
employees” with a factor load 96%, so the y encourage them to face
new and unknown situations. It was identified that the factor that most
influences Product Innovation Performance is “efficiency”, that is,
companies are more concerned with improving their innovation
processes and methods. And finally, given the general objective, it was
possible to prove that there is an influence of organizational learning
on the performance of product innovation. The ratio was due to a load
of 62%. Thus, the Organizational Learning relationship is positive and
allows the organizations surveyed to obtain better Pro duct Innovation
Performance.
1. INTRODUÇÃO
A intensa concorrência internacional, as rápidas mudanças tecnológicas e a necessidade
de os consumidores buscarem novos produtos e serviços têm tornado o mercado moderno cada
vez mais competitivo. As organizações vêm sentido gradativamente uma maior necessidade de
inovar seus produtos e processos para conquistarem um espaço duradouro no mercado.
A inovação contínua tornou-se essencial para sustentação competitiva. Uma empresa
inovadora tende a ser mais flexível e adaptável às mudanças, além de conseguir aproveitar as
oportunidades existentes de maneira mais precisa que os concorrentes. Schumpeter (1982)
afirma que o processo de inovação tecnológica é essencial para o desenvolvimento da
Economia. No seu ponto de vista, as inovações geram o novo, modificam a situação das coisas
e promovem mudanças no sistema econômico.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT