Indicadores de desempenho na tomada de decisão: Um estudo de caso em uma indústria de plásticos da Serra Gaúcha

AutorFernanda Mattioda Philereno - Edson Luiz Flores
CargoBacharela em Administração. Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) - Mestre em Administração. Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)
Páginas3-22
Revista Global Manager
V. 14, N. 2, 2014
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
INDICADORES DE DESEMPENHO NA TOMADA DE DECISÃO: UM
ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS DA SERRA
GAÚCHA
Fernanda Mattioda Philereno a Edson Luiz Flores b,
aBacharela em Administração. Faculdade da Serra Gaúcha (FSG).fernanda@ntc.ind.br
b Mestre em Administração. Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). edson.flores@fsg.br
Informações de Submissão
Fernanda Mattioda Philereno, endereço:
Rua Os Dezoito do Forte, 2366 - Caxias
do Sul - RS - CEP: 95020-472.
Recebido em: 22/08/2014
Aceito em: 27/09/2014
Publicado em: 01/12/2014
Resumo
A evolução da avaliação d e desempenho ao longo dos anos serviu
para a melhoria no controle dos processos internos das organizações.
Os indicadores de desempenho tem papel fundamental neste
controle, uma vez que permitem a mensuração e análise dos
resultados empresariais, que são de extrema importância para a
tomada de decisão. O obj eto de estudo foi uma empresa de médio
porte e atuante no ramo de injeção de peças plásticas. Neste contexto,
o problema de pesqu isa deste trabalho foi definido como: "Quais são
os indicadores de desempenho mais adequados para auxiliar a
tomada de decisão na empresa objeto da pesquisa?". Deste modo o
objetivo geral para solucionar o problema foi: "Propor u m conjunto
de indicadores de desempenho para a empresa estudada" . Foi
realizada uma pesquisa classificada como ap licada em relação à
natureza, descritiva quanto aos objetivos, quali-quanti no que diz
respeito à abordagem e pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e
levantamento no que se refere aos procedimentos metodológicos.
Fizeram parte da pesquisa duas populações e amostras distintas:
população e amostra A, que continha colaboradores da produção e a
população e amostra B composta pelo s gestores da empresa. As
amostras foram investigadas através de um questionário com base na
Escala Bietápica, Modelo Likert de 6 pontos aplicado par a a amostra
A e entrevista em profundidade realizada junto à amostra B. As
técnicas de análise foram: para a amostra A, estatística descritiva e
para a amostra B análise de conteúdo. A análise dos dados revelou
que dois setores não tê m indicadores e que há divergências de
percepção entre os colaboradores da produção e os gestores sobre a
efetividade de alguns i ndicadores. Na sequência, elaborou-se um
plano de ação no formato 5W1H com ações, propondo indicadores
que preencham as necessidades da empresa e ações que incluem
melhorias na efetividade dos indicadores já existentes.
Abstract
The evolution of performance evaluation over the years has served to
improve the control over processes inside o rganizations. Thus,
performance indicators pla y a fundamental role, since they allow the
Palavras-chave
Efetividade. Indicadores de
Desempenho. Tomada de Decisão.
.
Keywords
Effectiveness. Performance Indicato rs.
Decision Making.
.
Revista Global Manager v. 14, n. 2, p. 3-22, 2013
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measurement and analysis of business results, which are of utmost
importance in decision making. A medi um-sized company and active
in the field of plastic injection parts was the object of study. The
research problem was de fined as: "What ar e the most appropriate
performance indicators to assist decision making i n the said
company?". The overall goal to solve the problem was: "Propose a
set of performance indicat ors for the company." An applied,
descriptive, bibliographic, documental, qualitative and quantitative
research/survey was conducted. The study incl uded two different
samples and populatio ns: population and sample A, which contained
production employees and population and sample B formed by
company managers. The samples were analyzed through a
questionnaire based on the Two-stage Scale, 6-point Likert Model
applied to the sample A and a in-depth inter view conducted along the
sample B. The techniques of analysis were: for sample A descriptive
statistics and for sample B content analysis. Data analysis revealed
that the two sectors don’t have indicators and that there are
differences of perception between employees and managers on the
effectiveness of some indicators. Next, an action plan o n 5W1H
format was designed, proposing indicators that meet the company's
needs and actions that include improvements in the effectiveness of
existing indicators.
1 INTRODUÇÃO
Ao longo do século XX e meados deste século, diversas ferramentas para avaliação
de desempenho foram criadas com o intuito de monitorar o desempenho das organizações. A
utilização de um conjunto equilibrado de indicadores de desempenho pode auxiliar na
mensuração e na análise dos resultados da empresa com o propósito de facilitar o processo de
tomada de decisão nos níveis estratégico e tático, cuja finalidade é contribuir para que os
objetivos organizacionais sejam alcançados. Segundo Wright, Kroll e Parnell (2010), os
objetivos organizacionais que são estabelecidos devem atender a todos os stakeholders,
garantindo a permanência de cada um deles.
O objeto de estudo deste artigo foi uma empresa de médio porte, especializada na
produção de moldes e plásticos, localizada na região da Serra Gaúcha. A tomada de decisão
na empresa, para atividades produtivas, era realizada pelos gestores, sempre respeitando os
níveis hierárquicos da organização. As decisões estratégicas eram definidas e traçadas pela
direção executiva e comercial da empresa, em reuniões periódicas, já que não existe um
planejamento estratégico formal atualmente na empresa.
Apesar do constante investimento em tecnologia e da estratégia de diferenciação, um
fator relevante que preocupava a direção da empresa era a concorrência. Segundo pesquisas
internas do setor de Marketing da empresa as duas principais concorrentes apresentaram
maior e significativo crescimento em relação à empresa analisada no ano de 2013. Para
Mintzberg e Quinn (2001), empresas que visam a uma posição de liderança, precisam definir

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