Impactos da tecnologia da informação sobre a comunicação interna organizacional

AutorRicardo Lebbos Favoreto - Eliana Claudia Mayumi Ishikawa - Saulo Fabiano Amancio Vieira
CargoUniversidade Nove de Julho, Programa de Pós-Graduação em Administração, SP, Brasil - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil - Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Administração, PR, Brasil
Páginas93-101
93
UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v. 15, n. 1, p. 93-101, Mar. 2014.
FAVORETO, R.L.; ISHIKAWA, E.C.M.; VIEIRA, S.F.A.
Ricardo Lebbos Favoretoa*; Eliana Cláudia Mayumi Ishikawab; Saulo Fabiano Amâncio Vieirac
Resumo
Comunicação interna e tecnologia da informação - TI são dois importantes objetos de estudo da administração moderna, especialmente em
função do atual contexto informacional constituinte do entorno das organizações. A demanda pela gestão da informação ocasiona que se atente
para técnicas capazes de aprimorar os processos comunicativos internos, uma vez que deles resulta o tratamento da informação. Ademais,
      
que atua, dando respostas satisfatórias. Assim, podem-se vislumbrar potenciais impactos favoráveis dos recursos de TI sobre a comunicação
interna. O objetivo deste artigo é discutir alguns deles, perpassando-se, liminarmente, pelo discurso de alguns importantes aspectos
                
positivos, especialmente em consideração ao contexto ambiental. Ainda, para que se obtenha uma evolução da comunicação condizente com
     
gerados contribuam efetivamente para uma comunicação interna, alinhada às estratégias de negócio.
Palavras-chave: Comunicação Interna. Tecnologia da Informação. Impactos Favoráveis. Alinhamento Estratégico.
Abstract
  
the current informational context which surrounds organizations. The demand for information management leads to watch out for techniques
             


 
  

effectively to an internal communication aligned with business strategies.
Keywords: Internal Communication. Information Technology. Favorable Impacts. Strategic Alignment.
Impactos da Tecnologia da Informação Sobre a Comunicação Interna Organizacional
Information Technology Impacts on Internal Organizational Communication
ARTIGO DE REVISÃO / REVIEW ARTICLE
aUniversidade Nove de Julho, Programa de Pós-Graduação em Administração, SP, Brasil
bUniversidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil
cUniversidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Administração, PR, Brasil
*E-mail: ricardo.favoreto@hotmail.com
1 Introdução
Os procedimentos comunicativos compõem um conjunto
de fatores críticos para o êxito das atividades organizacionais.
Constituindo-se a organização de um agrupamento pessoal,
a comunicação é elementar a sua existência: é concatenação
das partes, um atamento imprescindível à formação do todo.
As ocorrências organizacionais desenvolvem-se por meio
da comunicação, sendo que, em alguma etapa de qualquer
procedimento, necessariamente, terá havido comunicação.
Exterioriza-se a comunicação em comportamentos
         
comunicação envoltória de apenas um sujeito pode até ser
pensada; porém, em outro campo de análise. A comunicação
organizacional ora tratada pressupõe atitude múltipla,
decorrente de vontades coincidentes em determinado fazer.
Trata-se de um comportamento nitidamente grupal, que impõe

Ademais, como coloca Lucena (2005, p.1), “a comunicação
 
os valores da organização”, decorrendo, daí, a relevância
de conferir-lhe atenção singularizada, especialmente
nas organizações cuja administração é eminentemente
principiológica.
Tratando dos procedimentos comunicativos internos,
Osório et al. (2005, p.5) orientam para a constante revisão desses
procedimentos, necessidade essa criada pela complexidade
ambiental, interna e externa.
Inegavelmente, o processo de globalização e o ambiente de
alta competitividade em que vivem as empresas praticamente
impõem uma constante análise dos credos e dos valores internos
das empresas e as levam por novos caminhos, sempre na busca
da melhoria dos seus procedimentos internos.
Os autores ressaltam ainda que “a globalização tem
transformado a sociedade industrial numa sociedade ávida

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT