Imagens de um passado sensível: formas de memória do cangaço em arquivos públicos, pessoais e digitais

AutorVagner Silva Ramos Filho
Páginas306-328
Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 306-328, maio/ago. 2020.
ISSN 2175-7976 DOI https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e70797 307/345
RESUMO

do Nordeste brasileiro, como um dito tema sensível nacional. Tem como problema estruturante sua
transformação pelas mídias técnicas, com atenção ao lugar de imagens dos restos mortais dos
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século XX. Para a análise, suscita um debate simultâneo, em cada uma das suas partes, sobre as
políticas de memória relacionadas a diferentes tipos de arquivamentos, enfatizando casos do cangaço;
as singularidades dos arquivos públicos, pessoais e digitais que têm mais circulação na cena pública
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Cultural, de teorias do Arquivo e da Cultura Visual, em que se enfatiza como tais áreas repensam suas
epistemologias diante do universo virtual. Daí surgem notas propositivas que visam a contribuir com
a agenda de estudo contemporânea do assunto, para além da questão nacional, como algumas que
despontam em escala mais global de investigação histórica.
PALAVRAS-CHAVE
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ABSTRACT
Cangaço – a social banditry phenomenon
in the Northeast of Brazil – as a presumedly sensitive national topic. The paper’ structural issue is the
transformation of Cangaço by techical media forms, which have turned their attention to images of the
bodily remains of the cangaceiros amidst the context of globalized expansion of culture and memory
 th century. In each section, the article raises a simultaneous
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heads of the cangaceiros. This research is based on Cultural Memory, Archive Theory and Visual Culture,
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It then brings some propositional notes as contributions to the contemporary agenda, in the attempt to
reach beyond the national issue and touch wider, global aspects in terms of historical investigation.
KEYWORDS
Memory. Archives. Photography.
Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 306-328, maio/ago. 2020.
ISSN 2175-7976 DOI https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e70797 308/345
Vagner Silva Ramos Filho
A forma e qualidade dos espaços culturais de recordação
[...] são determinadas tanto por interesses políticos e sociais
quanto pela transformação das mídias técnicas (ASSMANN,
2011, p. 19).
Um dos contatos mais prolongados que alguém pode ter com as imagens do
cangaço atualmente será talvez no universo digital. Mesmo que veja em outros
locais, por outros meios e de variados modos, parece ser esse ambiente que
prolonga sua observação, devido a facilidade do acesso à um click. Exemplo disso
Bacurau (2019),1 em que o cangaço é central na “síntese
de um Brasil Brutal” (BENTES, 2019), seguindo certa tradição de alegoria do cinema
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de suas cabeças cortadas exibidas em um acervo de museu, são essenciais nessa
trama que se passa no interior nordestino. Com o sucesso da película, em território
nacional e internacional, o tema repercutiu em vários espaços online, onde muitas
imagens viralizaram.
O cangaço foi um fenômeno de banditismo vivenciado predominantemente na
zona rural do Nordeste brasileiro entre a segunda metade do século XIX e a primeira
metade do século XX. Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, o
“Rei do Cangaço”, nasceu no sítio de Passagem das Pedras, Serra Talhada-PE, em
1897, e morreu na Gruta de Angico, Poço Redondo-SE, em 1938. Depois da morte
dos principais bandoleiros, encomendadas pelo “Estado Novo” (1937-1945) por os
considerarem estorvos ao processo de centralização político-administrativa, suas
cabeças decepadas e seus despojos foram tomados como “troféus” contra a desordem
ao serem exibidos por várias cidades nordestinas. Embora o cangaço tenha acabado
há décadas, sua memória sobreviveu em diferentes meios e mídias, tais como objetos,
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músicas etc. que, por sua vez, propiciaram demais tipos de conservação, transmissão e
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2007; VIEIRA, 2010; RAMOS FILHO, 2016).
A expressão “tema sensível” tem sinalizado para passados que geram
desconforto no cerne de narrativas tradicionais da história nacional (QUADRAT, 2018).
Diante de “heranças da violência fundadora” (RICOEUR, 2007, p. 72), nota-se como
o cangaço, passível de ser visto como “uma derrota história, às vezes é transformado
até em conquista cultural, praticamente uma vitória, nas rememorações em torno
da cultura popular nordestina que, antes de ser revisitada no tempo presente, foi
revistada, policiada e censurada” (ALBUQUERQUE JR, 2011, 2013). Uma maneira
de situar essa transformação no tempo é percebendo o próprio trato com as cabeças
e os corpos dos cangaceiros mortos: da decapitação das cabeças à denúncia de
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sepultamento reivindicado em distintas frentes (1959-1969); e do seu sepultamento
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Cannes, lê-se o seguinte em sua sinopse: “Num futuro próximo, Bacurau, um povoado do sertão de
Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam
a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e
implacável?”. Disponível em: https://abcine.org.br/site/bacurau/. Acesso em: 05 dez. 2019.

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