A imagem do profissional contábil: análise da percepção socialmente construída por estudantes de ciências econômicas

AutorSusana Cipriano Dias Raffaelli - Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo - Henrique Portulhak
CargoDoutoranda em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná
Páginas157-178
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2016v13n29p157
157 ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v.13, n. 29, p. 157-
178, mai. /ago. 2016
A imagem do profissional contábil: análise da percepção socialmente
construída por estudantes de ciências econômicas
The accountant image: an analysis of socially constructed perception by economics
students
La imagen del profesional contable: análisis de percepción socialmente construido por
estudiantes de economía
Susana Cipriano Dias Raffaelli
Doutoranda em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo
Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná
Endereço: Av. Professor Luciano Gualberto, n 908, Butantã
CEP: 05.508-900São Paulo/SPBrasil
E-mail: susanad ias@usp.br
Telefone: + 55 (11) 3091-5820
Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo
Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Fundação Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul
Endereço: Av. Sen. Filinto Müler, n 1555, Vila Ipiranga
CEP: 79.074-460 – Campo Grande/MS – Brasil
E-mail: marcia.bortolocci@ufms.br
Telefone: + 55 (67) 3345-3922
Henrique Portulhak
Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná
Professor Assistente do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Paraná
Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, n 632, Jardim Botânico
CEP: 80.210-170 – Curitiba/PR – Brasil
E-mail: henrique.portulhak@ufpr.br
Telefone: + 55 (41) 3360-4417
Artigo recebido em 07/07/2015. Revisado por pares em 25/07/2016. Reformulado em
08/08/2016. Recomendado para publicação em 11/08/2016 por Sandra Rolim Ensslin (Editora
Científica). Publicado em 26/08/2016.
Susana Cipriano Dias Raffaelli, Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo e Henrique Portulhak
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 13, n. 29, p. 157-178, mai. /ago. 2016 158
Resumo
A pesquisa averiguou, com base na Teoria da Representação Social, a imagem socialmente
construída do profissional contábil por graduandos em Ciências Econômicas. Foram coletados
dados primários por meio de questionário composto por questões abertas, fechadas e
fotoquestionário, aplicado a estudantes do último período do curso de graduação em Ciências
Econômicas de uma universidade pública. Os dados foram analisados com a aplicação da
metodologia do discurso do sujeito coletivo e por técnicas de estatística descritiva. A análise
dos dados relevou as características dos profissionais contábeis pela visão dos estudantes de
Ciências Econômicas sob diversas perspectivas, como características físicas, pro fissionais e
comp orta mentais , bem como a percepção sobre as atividades exercidas pelos profissionais em
Contabilidade. Os resultados apresentados podem possibilitar ações de órgãos representativos
da classe contábil visando valo rizar aspectos positivas e mitigar efeitos negativos resultantes
de possíveis estereótipos ligados à atividade e ao profissional de Contabilidade.
Palavras-chave: Representação social. Imagem. Profissão contábil.
Abstract
This research found, based on the Theory of Social Representation, the socially constructed
image of professional accounting by graduates in Economics. Data were collected through a
questionnaire applied to students in the last period of the undergraduate course in Economics
of a Brazilian public university. Data were analyzed with the application of collective subject
discourse methodology and descriptive statistics. Data analysis showed characteristics of
accounting professionals from the view of students of Economics from different perspectives,
such as physical, occupational and behavioral, as well as the perception about the activities
carried out by these professionals. Results can allow actions from representative boards of
accountants to enhance positive aspects and mitigate negative effects of possible stereotypes
associated with the activity and the accounting professional.
Keywords: Social representation. Image. Accounting professional.
Resumen
El estudio investigó, en base a la teoría de la representación social, la imagen construida
socialmente del profesional contable por estudiantes de graduación en economía. Se
recogieron los datos primarios a través de un cuestionario, compuesto de preguntas abiertas,
cerradas y fotoquestionário, que se aplicó con los alumnos del último periodo del curso de
licenciatura en economía en una universidad pública. En el análisis de datos, se aplacó
características de los profesionales de la contabilidad por la perspectiva de los estudiantes de
Economía desde diferentes perspectivas, como la física, ocupacional y del comportamiento,
así como la percepción de las actividades realizadas por los profesionales de la contabilidad.
Los resultados pueden permitir a los órganos de representación de la clase contable a acciones
dirigidas a potenciar los aspectos positivos y mitigar los efectos negativos de posibles
estereotipos relacionados con la actividad de contabilidad y el profesional contable.
Palabras clave: Representación social. Imagen. Profesión contable.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT