Igualdade e liberdade como realidades objetivas

AutorFlávio Saliba Cunha, Roberto Dutra Torres Júnior
Páginas34-45
Capítulo I
Igualdade e liberdade como realidades objetivas
Dentre as múltiplas dimensões da modernidade, as da
igualdade e da liberdade assumem inequívoco significado
sociológico, uma vez que se afiguram como fenômenos
estreitamente associados a um conjunto de processos sociais,
dentre os quais, em destaque, os da emergência da individualidade
e da cidadania.
A presente análise, longe de abordar estes fenômenos em
termos substantivos – o que seria tarefa própria da filosofia –
apenas incorpora as noções correntes de igualdade e liberdade nas
abordagens sociológicas clássicas, cotejando-as entre si e com os
argumentos desenvolvidos, entre outros autores, por Tocqueville,
Norbert Elias e Louis Dumont. Em que pesem as distintas
perspectivas assumidas pelos clássicos e independentemente do
uso que se faz de seus argumentos, cremos não haver dúvidas
quanto a um ponto essencial para a análise sociológica: o de que
todos eles[18] vinculam a emergência da igualdade e da liberdade ao
surgimento e consolidação do capitalismo, vale dizer, à difusão das
relações de mercado, à intensificação do processo de divisão do
trabalho e à crescente monetarização das relações de troca.
É isso que pretendemos demonstrar na presente análise, que é
parte de uma tarefa mais ampla de identificação de acordos entre os
clássicos sobre temas, conceitos e categorias, com o objetivo de
contribuir para imprimir ao conhecimento sociológico um caráter
mais francamente cumulativo. Nesta tarefa específica tornam-se
indiferentes os pressupostos e as conclusões teóricas mais gerais
desses autores, uma vez que não se busca conferir a suas obras
significados isolados e, sim, identificar acordos sobre temas
específicos. No que toca aos fenômenos da igualdade e da
liberdade, os clássicos tendem a associá-los a algumas dimensões
da vida social que a tradição de divergência em torno de

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT