Previsão de matrículas em uma ies utilizando séries temporais e a simulação de Monte Carlo

AutorCesar Pandolfi - Liane Werner - Carla Schwengber ten Caten
CargoMestre em Engenharia da Produção. Doutorando pela UFRGS. Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) - Doutora em Engenharia da Produção. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Doutora em Engenharia de Materiais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Páginas130-146
Revista Global Manager
V. 14, N. 1, 2014
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
PREVISÃO DE MATRÍCULAS EM UMA IES UTILIZANDO SÉRIES TEMPORAIS E
A SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO
Cesar Pandolfia, Liane Wernerb, Carla Schwengber ten Catenc
a Mestre em Engenharia da Produção. Doutorando pela UFRGS. Faculdade da Ser ra Gaúcha (FSG).
Cesar.pandolfi@fsg.br
b Doutora em Engenharia da Produção. Universidade Federal do Rio Grande d o Sul (UFRGS).
werner.liane@gmail.com
c Doutora em Engenharia de Materiais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
carlacaten@gmail.com
Informações de Submissão
Autor Correspondente Cesar Pandolfi,
endereço: Rua Os Dezoito do Forte, 2366
- Caxias do Sul - RS - CEP: 95020-472.
Recebido em: 10/07/2014
Aceito em: 14/07/2014
Publicado em: 15/07/2014
Resumo
Este trabalho tem como objetivo estimar a previsão de matrículas e m
uma IES utilizando séries temporais e a simulação com diferentes
cenários. Para atingir os objetivos propostos foi utilizado um método
para projeção envolvendo cinco etapas. Aplicou-se o estudo de séries
temporais utilizando modelos de decomposição para projeção de
matrícula, e posteriormente, através do método de Monte Carlo,
realizou-se uma simulação com cinco mil repetições, que
compuseram a estimava de crescimento de matrículas. Também foi
realizada uma simulação que obteve a estimativa de decréscimo a
partir de percentuais estimados através de grupo focal. Desta forma,
utilizou-se uma i ntegração de previsões e observou-se a viabilidade
da previsão deste tipo de estudo co m a utilização do software
Excel®. Como conclusão foi possível verificar que a utilização de
modelos de séries de tempo alinhados com o método de simulação de
Monte Carlo pode representar uma alternativa atraente para a
obtenção de previsões.
Abstract
This study aims to estimate the prediction using IES files in a
time series and simulation of different scenarios. To achieve
the objectives proposed a method for projection involving five
steps was used. Was applied to the study of time series
decomposition models using projection of enrollment, and
later via the Monte Carlo method, we performed a simulation
with five thousand repetitions, who composed the estimated
growth in enrollment. A quote we obtained the estimated
decrease from estimated through focus percentages group was
also held. Thus, we used an integration of projections and
observed forecast the feasibility of this type of study using the
Excel ® software. In conclusion we found that the use of
models of time series aligned with the method of Monte Carlo
simulation may represent an attractive alternative for obtaining
forecasts.
Palavras-chave
Séries temporais, Monte Carlo,
Matrículas.
Keywords
Time series, Monte Carlo,
Enrollment.
.
Revista Global Manager v. 14, n. 1, p. 130-146, 2014
131
1 INTRODUÇÃO
O número de serviços, invenções e inovações que os estados, as empresas e,
principalmente, a sociedade têm recebido nos últimos vinte anos é crescente. Diante destas
mudanças e transformações técnicas e socioeconômicas, é importante ter métodos apropriados
para o desenvolvimento das diversas áreas demandadas, inclusive a educacional. A avaliação
de procedimentos ou de processos poderá permitir novas ações que aumentem a eficácia e a
eficiência destas transformações. Aqui se compreende tanto a avaliação de desempenho como
a avaliação de satisfação de produto ou serviço. Neste sentido, a avaliação da gestão
institucional permite obter os resultados necessários para identificar e compreender as causas
dos acertos e erros nas questões individuais, de equipes ou de divisões, proporcionando as
informações que auxiliam na elaboração e revisão do planejamento estratégico
(BORTOLOTTI, 2012).
Conforme a população aumenta também cresce a capacidade de consumo por serviços,
o que pode ser observado na demanda por serviços educacionais, pois os profissionais
necessitam estar com formação adequada às exigências do mercado. Observa-se que neste
início de século é marcado pela grande busca à educação, em especial pelo ensino superior
que cresce como resultado da necessidade de qualificação profissional (PALÁCIO et al.,
2002; MEYER JR.; MURPHY; 2003; MICHAEL, 2004).
Essa área vem enfrentando o desafio da concorrência, que nos últimos anos está cada
vez mais disputada. O aumento das matrículas nos sistemas de educação superior que ocorreu
em vários países a partir da década de 1960 resultou, para alguns deles, na disseminação de
instituições de ensino que atuam em condições inadequadas de infraestrutura e recursos
humanos, e cujos projetos curriculares nem sempre atendem às demandas apresentadas pelo
processo acelerado de produção e difusão do conhecimento (PEIXOTO, 2008).
O crescimento do setor de ensino passa necessariamente pela competitividade entre as
Instituições de Ensino Superior (IES), que buscam formas de se diferenciar através do
desenvolvimento de novos métodos de ensino e processos de serviços mais eficazes, com
qualidade superior a custos suportáveis. Neste contexto competitivo a gestão da IES ganha
importância significativa, pois processos monitorados contribuem para a atração de novos
alunos e para a conservação dos já existentes. Assim, este estudo foi elaborado visando
contribuir para apresentar um modelo de previsão de matrículas em uma Instituição de
Educação Superior e evidencia o seguinte problema de pesquisa, como norteador deste

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT