A Identidade Docente Face às Novas Tecnologias

AutorCatia Batista Reis - Hilton Azevedo
CargoCátia Reis é roteirista, graduada em Comunicação Social, técnica em roterização audiovisual, aluna no Programa de Mestrado em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTE/UTFPR), Brasil e bolsista CAPES no projeto RHDTV - Hilton de Azevedo é graduado em Engenharia Elétrica, especialista em Informática e Educação, doutor em Ci...
Páginas178-201
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1984-8951.2012v13n102p178
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.13, n.102, p.178-201 jan/jun 2012
A Identidade Docente Face às Novas Tecnologias
da Informação e Comunicação
The Teacher Identity Facing the New Technologies
of Information and Communication
Catia Batista Reis1, Hilton Azevedo2
Resumo
Com a chegada iminente da TV Digital na escola brasileira, a pesquisa investigou a
percepção dos docentes sobre a possibilidade de produzir objetos educacionais para
essa mídia dentro da escola. 50 respondentes entre professores regentes,
professores que já produzem material didático e futuros pedagogos, participaram da
pesquisa por meio de entrevistas e questionários. Os resultados mostram que, em
média, 80% dos entrevistados percebem a televisão digital como um grande
repositório de conteúdos. Embora possuam habilidades para utilizar diferentes
mídias, aparatos tecnológicos, ferramentas de comunicação e interação social, a
possibilidade de produzir conteúdos didáticos audiovisuais ainda não é claramente
percebida como importante pela maioria dos respondentes. Essa percepção tem
impacto direto nas possibilidades de oferta de recursos e atividades que podem
congregar alunos em atividades de aprendizagem. A partir dos dados, chegou-se a
duas condicionantes que podem contribuir para a capacitação docente audiovisual.
Palavras-chave: TV Digital. Docentes. Produção de conteúdos digitais. Tecnologias
de Informação e Comunicação (TIC).
Abstract
With the imminent arrival of Digital TV in the Brazilian schools, this research
investigated the perceptions of teachers about the possibility of producing
educational materials for that media inside the school. There were 50 participants
among regent teachers, teachers who have already been producing educational
materials and future pedagogues that participated in the survey through interviews
and questionnaires. The results show an average of 80% who realize digital
television is as a vast repository of contents. Although they have skills to use different
media, technological devices, tools for communication and social interaction, the
possibility of producing audio-visual educational content is not yet clearly considered
as important by most of them. From the data, it was possible to reach two
conditioning factors that can contribute for teachers´ audiovisual training.
Key words: Digital TV. Teachers. Audiovisual content production. ICTs.
1 Cátia Reis é roteirista, graduada em Comunicação Social, técnica em roterização audiovisual, aluna
no Programa de Mestrado em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
(PPGTE/UTFPR), Brasil e bolsista CAPES no projeto RHDTV. E-mail para contato:
catiabreis@gmail.com.
2 Hilton de Azevedo é graduado em Engenharia Elétrica, especialista em Informática e Educação,
doutor em Ciência da Computação e professor pesquisador no PPGTE/UTFPR. E-mail para contato:
hilton@utfpr.edu.br.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
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Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.13, n.102, p.178-201 jan/jun 2012
1 Introdução
A digitalização da TV possibilita navegação e interatividade com a
programação e a possibilidade de o usuário final ser também um produtor de
conteúdos. Por conta disso, um novo campo, aos poucos, se abre para a produção
de conteúdos audiovisuais. A tendência é que a produção audiovisual não fique mais
restrita aos grandes grupos de comunicação, podendo ser feita, inclusive, dentro de
escolas. A produção audiovisual vem sendo facilitada pela tecnologia digital. Fazer
um vídeo e publicar no seu canal de TV na internet são práticas comuns
principalmente entre adolescentes e jovens, os nativos digitais3. Eles parecem se
apropriar rapidamente da linguagem e dos meios de produção audiovisual digital e
assim como dos meios de interação aos quais têm acesso, não só fazendo e
compartilhando vídeos, mas trocando mensagens (e-mails, blogs e sms),
distribuindo imagens e editando sons. Essa apropriação ocorrendo no modelo social
em rede possibilitado pela internet, que se configura como um importante meio de
aprendizagem informal da atualidade.
Diante deste cenário, como o sistema educacional brasileiro funciona? Muitos
esforços estão sendo feitos no sentido de modernizar não só as escolas, mas
também os métodos de ensino. Porém, a escola brasileira, em sua maioria, ainda
adota modelos fortemente centralizados e unidirecionais para apresentar conteúdos
aos seus alunos, para possibilitar a comunicação entre os membros da comunidade
escolar e para interagir com os alunos.
Este trabalho4 relata dois pontos de investigação:
O primeiro é a aplicabilidade do conceito de educomunicador como um
profissional que não é “um professor especializado, encarregado do curso de
educação para os meios, mas sim um professor que integra os diferentes meios nas
suas práticas pedagógicas” (JACQUINOT, 1998).
3 Expressão criada em 2007 por Marc Prensky, pensador e desenvolvedor de jogos eletrônicos, para
denominar a geração que nasceu fazendo uso de tecnologias digitais que há pouco tempo não
existiam.
4 Outras versões preliminares deste trabalho foram apresentadas no IV Simpósio
Nacional de Tecnologia e Sociedade | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, 2011) e
Jornadas Latinoamericanas de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología (ESOCITE México,
2012). Neste artigo apresenta-se um aprofundamento da reflexão sobre o tema com o relato das
conclusões recentes da pesquisa.

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