A história, a formação e o ensino das Ciências Sociais como tema de pesquisa

AutorAmurabi Oliveira
Páginas7-12
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2019v18n41p7/
77 – 12
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APRESENTAÇÃO
A história, a formação e o ensino
das Ciências Sociais como
tema de pesquisa
Amurabi Oliveira
O que convencionamos denominar de “ciências sociais” possui dife-
rentes sentidos dentro dos diversos contextos nacionais e temporais; no
caso brasileiro, esse termo passa a se consolidar ainda na década de 1930
quando emergem as primeiras graduações que passam a outorgar o título
de bacharel em ciências sociais. No entanto, é válido rememorar que as Fa-
culdades de Direito outorgavam o título de bacharel em “ciências jurídicas
e sociais” desde o século XIX, o que aponta para certa continuidade entre
tais campos de formação.
É certo que os cursos de ciências sociais são criados com a ideia de
formação de elites intelectuais, que passariam a se especializar na análise
dos “problemas sociais” que estavam cada vez mais em evidência nas pri-
meiras décadas do século XX, porém tal especialização dar-se-ia a partir de
uma perspectiva profundamente multidisciplinar, uma vez que tais cursos
abarcavam discussões que incluíam a Antropologia, Ciência Política, De-
mograa, História, Geograa, Psicologia Social, Sociologia etc. Essa com-
preensão mais alargada de ciências sociais ca evidente quando analisamos
alguns dados, como o fato do curso de ciências sociais da Universidade do
Distrito Federal ter três habilitações: História, Geograa e Sociologia, ou

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