Hegemonia e contra-hegemonia na cultura popular do maranhão

AutorLetícia Conceição Martins Cardoso
CargoGraduada em Comunicação Social e Letras, Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Páginas741-757
Artigo recebido em: 16/03/2018 Aprovado em: 16/05/2018
HEGEMONIA E CONTRA-HEGEMONIA NA
CULTURA POPULAR DO MARANHÃO
Letícia Conceição Martins Cardoso1
Resumo
O artigo trata das complexas interações e empréstimos entre as c ulturas popu-
lares e hegemônicas, tomando como exemplo a prática do Bumba meu boi no
Maranhão. Não cabe mais pensar a relação entre as diferentes culturas, identida-
des e movimentos sociais a partir de um confronto bipolar e rígido entre elites e
classes subalternas. Na prática, ocorre um jogo de intercâmbios e disputas entre
elas, no qual a comunicação assume um papel importante no desenvolvimento
de estratégias e táticas pelos sujeitos. Assim, o trabalho visa entender como o
Bumba meu boi, oriundo das camadas populares e periféricas, vem interagindo
com o poder político hegemônico local e, muitas vezes, assumindo um posicio-
namento contra-hegemônico. Por um viés gramsciano, a análise é realizada a
partir de dados coletados em obser vações e de entrevistas com “brincantes” de
Bumba meu boi em São Luís – MA.
Palavras-chave: Disputas de poder, hegemonia, contra-hegemonia, Bumba
meu Boi, Maranhão.
HEGEMONY AND COUNTER-HEGEMONY IN THE
POPULAR CULTURE OF MARANHÃO
Abstract
e paper is about the complex interactions and borrowings between popular
and hegemonic cultures, taking as an example the practice of Bumba meu boi
1 Graduada em Comunicação Social e Letras, Doutora em Comunicação pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Professora Adjunta do
Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
E-mail:
leticiaufma@gmail.com
/ Endereço: Universidade Federal do Maranhão -
UFMA: Av. dos Portugueses, 1966, Bacanga - São Luís – MA. CEP: 65080-805
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Letícia Conceição Martins Cardoso
in Maranhão. It is no longer possible to think about the relationship betwe-
en di erent cultures, identities and social movements from a bipolar and rigid
confrontation between elites and subaltern classes. In practice, there is a game
of exchanges and disputes between them, in which communication plays an
important role in the development of strategies and tactics by the subjects. So,
the work aims to understand how Bumba meu boi, coming from the popular
and peripheral layers, has been interacting with local hegemonic political power
and o en assuming a counter-hegemonic position. For a Gramscian bias, the
analysis is executed from data collected in observations and from i nterviews
with “players” of Bumba meu boi in São Luís - MA.
Key words: Power disputes, hegemony, counter-hegemony, Bumba meu Boi,
Maranhão.
1 INTRODUÇÃO
A dinâmica da construção da direção política nas sociedades
atuais pressupõe complexas interações e empréstimos entre as cul-
turas populares e hegemônicas. É ingênuo pensar a relação entre as
diferentes culturas, identidades e movimentos sociais a partir de um
confronto bipolar e rígido entre essas formas culturais e, também,
numa relação dicotômica perante o Estado, baseada somente na do-
minação dos sujeitos pelo poder instituído.
Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de entender como as
culturas populares no Maranhão, especi camente a prática cultural
do Bumba Meu Boi1, oriunda das camadas subalternas e zonas rurais
e/ou periféricas do estado, vêm estabelecendo relações com o poder
político hegemônico, recon gurando seu processo de produção de
sentidos e, em certa medida, constituindo movimentos contra-hege-
mônicos no contexto maranhense.
A simbologia dessa manifestação na cultura maranhense é
demonstrada, entre outras coisas, pela sua abrangência em grande
parte do território estadual, constituindo traço identitário de diver-
sas comunidades: são 253 grupos de Bumba meu boi no Estado do
Maranhão, segundo dados da Secretaria de Cultura do Maranhão
(SECMA). Os Bumba-bois são as principais atrações culturais nos
arraiais da capital durante o per íodo junino, mas o ciclo do B oi nas
comunidades de origem (confecção de indumentárias e instrumen-
tos, ensaios, rituais de batismo e morte do Boi, produção de CDs etc.)
ocorre o ano inteiro, tornando-se uma atividade cotidiana dos brin-
cantes. Ou seja, fazer Bumba meu boi no Maranhão não se limita a se
apresentar nas festas de São João, mas signi ca pertencimento, repre-

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