Hegemonia em gramsci e estado para o delineamento do campo público de comunicação no brasil

AutorMelissa Silva Moreira Rabêlo
CargoBacharel em Comunicação Social, Relações Públicas
Páginas759-774
Artigo recebido em: 16/03/2018 Aprovado em: 16/05/2018
HEGEMONIA EM GRAMSCI E ESTADO PARA
O DELINEAMENTO DO CAMPO PÚBLICO DE
COMUNICAÇÃO NO BRASIL1
Melissa Silva Moreira Rabêlo1
Resumo
O artigo destaca os conceitos de hegemonia e indústria cultural no entendi-
mento do delineamento do campo público de comunicação no Brasil. O papel
do Estado como principal instrumento de articulação entre os entes públicos e
privados no setor de radiodifusão no Brasil. Aponta o potencial papel democra-
tizante dos meios de comunicação pública.
Palavras-chave: Hegemonia, indústria cultural, TV pública, radiodifusão.
HEGEMONY IN GRAMSCI AND STATE FOR
THE DEVELOPMENT OF THE PUBLIC FIELD OF
COMMUNICATION IN BRAZIL
Abstract
e article highlights the concepts of hegemony and cultural industry to un-
derstand how the public  eld was con gu red in Brazil.  e paper of state as
main instrument to articulation public and privates sectors in the Brazilian´s
broadcasting system. It points out the potential democratizing role of the public
media.
Keywords: Hegemony, cultural industry, public TV, broadcasting.
1 Bacharel em Comunicação Social – Relaçõ es Públicas, Doutora em Políticas Públicas pela
Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Professora do Departamento de Comunicação
Social da UFMA. E-mail:
melissamoreira@yahoo.com
/ Endereço: Universidade Federal
do Maranhão - UFMA: Av. dos Portugueses, 1966, Bacanga - São Luís – MA. CEP 65080-
805
760
Melissa Silva Moreira Rabêlo
1 INTRODUÇÃO
A experiência no setor de radiodifusão no Brasil mostra que
durante os sucessivos governos democráticos, os interesses de grupos
econômicos dominantes e de agentes p olíticos foram privilegiados
em relação ao interesse do público, apesar de a televisão e o rádio,
desde o início, s erem considerados um serviço público, explorado
por meio de concessão outorgada pelo Estado. Assim, a televisão sur-
ge como um empreendimento comercial e somente 18 anos depois
da inauguração da TV Tupi, surge a TV pública no Brasil, quando a
televisão já estava consolidada como o mais importante instrumento
da indústria cultural no país.
Pela própria con guração do campo da comunicação de mas-
sa estabelecido desde o início como negócio, a presença do interesse
privado, em detrimento do interesse público no setor, é relevante.
Com isso, a construção de uma lógica própria e hegemônica foi ine-
vitável. Essa lógica contraditória, em princípio, é inerente à parciali-
dade do capitalismo, que com a inovação tecnológica garante, cada
vez mais, a legitimidade do sistema de dominação. A esfera econô-
mica mantém predominância no processo histórico de expansão do
capitalismo, o que demonstra que “[...] o capital consegue impor sua
lógica de expansão ao conjunto de uma sociedade, o que não se dá
sem lutas e resistências, podendo advir da própria lógica contraditó-
ria do capital.” (BRITTOS; BOLAÑO, 2007, p. 50). Temos, portanto,
que destacar que a expansão não se dá apenas na cultura de domina-
ção, mas também em culturas de resistências, que se valem também
da Indústria Cultural, mas sem muita voz e vez nesse espaço. A te-
levisão pública no Brasil tenta por muito tempo se desvencilhar do
ideal educacional que a caracterizou por longos anos, para apresen-
tar uma modelo de televisão mais plural e ampla, adequada à nova
realidade midiática permeada por tecnologias interativas.
Observando essas questões e a existência da dinâmica históri-
ca da esfera pública burguesa, é preciso agora compreender a posição
ocupada pelos meios de comunicação de massa nesse processo, além
da dinâmica estabelecida entre hegemonia, mídia e Estado.
2 APONTAMENTOS SOBRE O PAPEL DO ESTADO NO
CAMPO DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL
É preciso traçar alguns paralelos acerca da concepção de Es-
tado, já que este se apresenta como elemento fundamental nessa dis-

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT