Havia, há ou faz, atrás, editalício

AutorMaria Tereza de Queiroz Piacentini
CargoLicenciada em Letras e mestra em Educação pela UFSC Revisora da Constituição de Santa Catarina em 1989
Páginas82-82

Page 82

Tenho notado nas revistas e jornais o uso de “...estava na Amazônia HAVIA um ano”. Por que não “na Amazônia HÁ um ano”? É erro ou estilo? Adalberto T.

Vejamos o caso numa frase completa:

Joaquim estava na Amazônia havia um ano quando recebeu a notícia de que havia passado no concurso para promotor em Minas Gerais.

Aí está corretíssimo o uso de “havia” em vez de “há” porque se trata de um tempo transcorrido no passado e que termina no passado. Observe: Joaquim completou um ano na Amazônia quando alguma coisa aconteceu [o recebimento da notícia]. Note os verbos no pretérito: havia - recebeu. No lugar de havia podese também usar fazia:

Joaquim estava na Amazônia fazia um ano quando recebeu uma boa notícia.

Fazia menos de um ano que ele estava no Brasil quando cometeu crime de lesa-pátria.

Já quando se quer indicar um tempo transcorrido do passado até o presente, emprega-se há ou faz:

Joaquim está na Amazônia um ano e se diz muito satisfeito.

Faz dois anos que não o vejo.

Algumas sentenças e acórdãos continuam a fundamentar seu entendimento em dispositivos que não existem no ordenamento jurídico em vigor mais de uma década.

Faz algum tempo que o Direito Ambiental vem se desprendendo dos demais ramos da ciência jurídica.

Da mesma maneira, há ou faz são usados para indicar uma ocorrência no pretérito; é como se o tempo fosse contado do presente para o passado. Em outros termos, menciona-se uma data no passado tendo como referência o dia de hoje. Aqui também se pode empregar o advérbio atrás, mas não junto com há (“há tempos atrás”), especialmente na linguagem escrita formal, por ser redundante. Exemplos:

dois anos, Joaquim decidiu trabalhar na Amazônia.

Faz dois...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT