Haja vista, fecho de carta e endereçamento

AutorMaria Tereza de Queiroz Piacentini
CargoLicenciada em Letras e mestra em Educação pela UFSC. Revisora da Constituição de Santa Catarina em 1989
Páginas82-82

Page 82

Em atenção a pedido de Adalberto Tostes (Rio Pardo/RS), vejamos o emprego de HAJA VISTA. Esta expressão signi#ca: atente-se para, haja atenção para, tenha-se em consideração, veja [o leitor] tal coisa ou pessoa, tenha [o leitor] em vista o que se passa a exempli#car.

Segundo a tradição literária, vista #ca invariável, não importa que a palavra seguinte - o objeto direto, no caso - esteja no masculino ou no plural:

... haja vista a dieta prescrita.

... haja vista o art. 93 do Código Civil.

... haja vista as obras que já publicou.

... haja vista os ingredientes recomendados.

Também se encontram exemplos na literatura de 'exão do verbo haver - ele pode ir para o plural, continuando invariável a palavra vista:

... hajam vista os acontecimentos da África. ... hajam vista as seguintes frases em francês.

Haja vista não é expressão jornalística. Quando se encontra em algum texto popular, pode estar lá como "haja visto": visto no lugar de vista, porém, é uso malvisto pelos puristas.

FECHO DE CARTA

O leitor Beryl E.Taves, do Rio de Janeiro, solicita matéria sobre o uso do ponto ou da vírgula após o ATENCIOSAMENTE em fechos de carta,"já que existe controvérsia sobre a questão".

O que existe são variações de uso, isso sim. O que está dito na coluna Não tropece na Língua 232 a respeito do uso de vírgula ou não após o vocativo de cartas comerciais e ofícios vale também para o fecho. Quando o expediente termina numa palavra só, como Atenciosamente, Cordialmente, Respeitosamente, Grato, Saudações, o usual tem sido colocar uma vírgula, mas há pelo menos duas décadas começou uma simpli#cação no sentido de deixar esse tipo de fecho sem pontuação alguma, pois isso signi#ca menos toques, menos tinta de impressão, menos poluição visual. Portanto estão ambos corretos:

Atenciosamente, Atenciosamente

O ponto-#nal é usado quando se faz a despedida por meio de uma frase toda, acabe ela com a palavra atenciosamente ou não. Exemplos:

Agradecendo sua atenção, subscrevo-me cordialmente.

[cuidado para não deixar "atenção" junto com...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT