Grupos vivenciais e permanência com sucesso na escola: conquista de direitos

AutorRosângela Araújo Darwich - Maria Lu?cia Dias Gaspar Garcia
CargoUniversidade da Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, Belém, PA, Brasil. - Universidade da Amazônia, Curso de Graduação em Serviço Social, Belém, PA, Brasil.
Páginas558-563
558
R. Katál., Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 558-565, set./dez. 2019 ISSN 1982-0259
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p558
Grupos vivenciais e permanência com sucesso na
escola: conquista de direitos
Rosângela Araújo Darwich1
https://orcid.org/0000-0001-7325-9097
ESPAÇO TEMÁTICO: DIREITO À EDUCAÇÃO PÚBLICA, DEMOCRACIA E LUTAS SOCIAIS
Grupos vivenciais e permanência com sucesso na escola: conquista de direitos
Resumo: Este artigo objetiva demonstrar relações entre a formação de grupos vivenciais com características não coercitivas e o
favorecimento de habilidades sociais de estudantes do ensino médio de escolas públicas. Considera-se que trocas sociais positivas estão
relacionadas ao autocuidado e ao respeito mútuo, imprescindíveis para que adolescentes e jovens permaneçam na escola. O direito à
educação perpassa, assim, pelo investimento em condições motivacionais construídas no ambiente escolar. Uma pesquisa-ação
interdisciplinar, de abordagem qualitativa, com utilização de método vivencial de aprendizagem, é aqui representada pela formação de
quatro grupos vivenciais, com um total de 67 participantes reunidos em dez encontros. Por meio de relatos descritivos e dados
observacionais, verificaram-se inter-relações entre revisão de significados pessoais e o papel atribuído à escola. Fundamenta-se a
necessidade de ênfase em trocas interpessoais que permitam a conquista de direitos quanto ao investimento pessoal e social representado
pela permanência com sucesso na escola.
Palavras-chave: Grupos vivenciais. Permanência na escola. Não coerção. Habilidades sociais.
Experiential Groups and Successful Permanence in School: Securing Rights
Abstract: This article aims to demonstrate relationships between the formation of experiential groups with non-coercive characteristics
and the social skills favoring public high school students. Positive social exchanges are related to self-care and mutual respect, essential
for adolescents and young people to stay in school. The right to education thus permeates the investment in motivational conditions
built in the school environment. The study was interdisciplinary action research, adopting a qualitative approach. It used the experiential
learning method, forming four experiential groups, with a total of 67 participants gathered in ten meetings. Through descriptive reports
and observational data, it was possible to identify interrelationships between the revision of personal meanings and the school’s role.
The findings reinforced the need to emphasize interpersonal exchanges that lead to securing rights regarding the personal and social
investment represented by staying in school.
Keywords: Experiential groups. Stay in school. No coercion. Social skills.
1 Universidade da Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, Belém, PA, Brasil.
2 Universidade da Amazônia, Curso de Graduação em Serviço Social, Belém, PA, Brasil.
Recebido em 30.01.2019. Aprovado em 16.04.2019. Revisado em 29.07.2019.
© O(s) Autor(es). 2019 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
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Maria Lúcia Gaspar Garcia2
https://orcid.org/0000-0002-7772-5443

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