Da narrativa à identidade: as representações das greves no ABC paulista e os depoimentos contidos no documentário Peões, de Eduardo Coutinho (2004)
Autor | Rafael Rosa Hagemeyer - Alexandre Pedro de Medeiros |
Cargo | Professor da Prática Curricular em Imagem e Som no Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Coordenador do projeto 'Perspectivas e projeções: o protagonismo da classe operária no cinema' - Estudante no Curso de Graduação em História da UDESC |
Páginas | 219-241 |
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2012v19n27p219
DA NARRATIVA À IDENTIDADE: AS
REPRESENTAÇÕES DAS GREVES NO ABC PAULISTA E
OS DEPOIMENTOS CONTIDOS NO DOCUMENTÁRIO
PEÕES, DE EDUARDO COUTINHO (2004)
FROM NARRATIVE TO IDENTITY: THE
REPRESENTATIONS OF THE STRIKES AT ABC PAULISTA
AND THE TESTIMONIALS CONTAINED IN THE
DOCUMENTARY PEÕES BY EDUARDO COUTINHO (2004)
Rafael Rosa Hagemeyer*
Alexandre Pedro de Medeiros**
Resumo: O documentário Peões, de Eduardo Coutinho, lançado em 2004, foi rodado
em 2002 para documentar a memória das greves metalúrgicas do ABC paulista na
virada dos anos 1980 – movimento que projetou no cenário político brasileiro Luís
Inácio Lula da Silva, presidente do sindicato em 1979 e então candidato do Partido dos
Trabalhadores prestes a vencer as eleições para a presidência da República. Tendo como
maioria operários – ou seja, “peões”. A partir de seu diálogo com os documentários
Greve, de João Batista de Andrade, de 1979; Linha de Montagem, de Renato Tapajós,
de 1982; e ABC da Greve
velhos companheiros que estiveram envolvidas nas greves no ABC, e informem seu
paradeiro. Coutinho não mescla depoimentos dos peões com imagens de arquivo,
mantendo as entrevistas editadas em bloco, sem que os entrevistados “dialoguem” entre
* Professor da Prática Curricular em Imagem e Som no Departamento de História da
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Coordenador do projeto
“Perspectivas e projeções: o protagonismo da classe operária no cinema”.
E-mail: rafael.hagemeyer@gmail.com
** Estudante no Curso de Graduação em História da UDESC e bolsista de Iniciação
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Revista Esboços, Florianópolis, v. 19, n. 27, p. 219-241, ago. 2012.
si ou mesmo com imagens de arquivo de aspectos da greve e do trabalho metalúrgico a
as relações entre a produção do documentário e a pesquisa histórica, os modos através
individuais e históricas.
Palavras-chave: Cinema. Narrativas. Greve. ABC paulista. Memória.
Abstract: The documentary Peões, by Eduardo Coutinho (2004), was produced in
politics, as president of the union and then candidate to the Republic Presidency. With
with documentaries such as Greve! (1979), by João Batista de Andrade, Linha de
Montagem (1982) and ABC da Greve
are established memory and meaning of the individual an historical experiences.
Keywords:
pelo cinema e pela imagem.1 Parece-nos que as concepções do cineasta francês
Jean-Luc Godard sobre a escrita audiovisual – pensar e escrever o mundo
audiovisualmente –, e o cinema como agente da história, têm alcançado os
historiadores e historiadoras que acreditam na potência do audiovisual como
suporte do conhecimento histórico construído na academia, bem como, a
outro, de escrever história”.2 Tal repercussão não é por acaso, pois está
diretamente relacionada à tomada de consciência pelos historiadores de que
nós, a cada dia mais, construimo-nos pela mediação audiovisual, ao mesmo
tempo que, eles não conhecem muito bem os efeitos dela.
Entre as formas de se “plasmar a história” em imagens apontadas por
Robert Rosenstone está o documentário, cujo formato expositivo clássico
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