Da narrativa à identidade: as representações das greves no ABC paulista e os depoimentos contidos no documentário Peões, de Eduardo Coutinho (2004)

AutorRafael Rosa Hagemeyer - Alexandre Pedro de Medeiros
CargoProfessor da Prática Curricular em Imagem e Som no Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Coordenador do projeto 'Perspectivas e projeções: o protagonismo da classe operária no cinema' - Estudante no Curso de Graduação em História da UDESC
Páginas219-241
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2012v19n27p219
DA NARRATIVA À IDENTIDADE: AS
REPRESENTAÇÕES DAS GREVES NO ABC PAULISTA E
OS DEPOIMENTOS CONTIDOS NO DOCUMENTÁRIO
PEÕES, DE EDUARDO COUTINHO (2004)
FROM NARRATIVE TO IDENTITY: THE
REPRESENTATIONS OF THE STRIKES AT ABC PAULISTA
AND THE TESTIMONIALS CONTAINED IN THE
DOCUMENTARY PEÕES BY EDUARDO COUTINHO (2004)
Rafael Rosa Hagemeyer*
Alexandre Pedro de Medeiros**
Resumo: O documentário Peões, de Eduardo Coutinho, lançado em 2004, foi rodado
em 2002 para documentar a memória das greves metalúrgicas do ABC paulista na
virada dos anos 1980 – movimento que projetou no cenário político brasileiro Luís
Inácio Lula da Silva, presidente do sindicato em 1979 e então candidato do Partido dos
Trabalhadores prestes a vencer as eleições para a presidência da República. Tendo como
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maioria operários – ou seja, “peões”. A partir de seu diálogo com os documentários
Greve, de João Batista de Andrade, de 1979; Linha de Montagem, de Renato Tapajós,
de 1982; e ABC da Greve      
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velhos companheiros que estiveram envolvidas nas greves no ABC, e informem seu
paradeiro. Coutinho não mescla depoimentos dos peões com imagens de arquivo,
mantendo as entrevistas editadas em bloco, sem que os entrevistados “dialoguem” entre
* Professor da Prática Curricular em Imagem e Som no Departamento de História da
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Coordenador do projeto
“Perspectivas e projeções: o protagonismo da classe operária no cinema”.
E-mail: rafael.hagemeyer@gmail.com
** Estudante no Curso de Graduação em História da UDESC e bolsista de Iniciação
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220
Revista Esboços, Florianópolis, v. 19, n. 27, p. 219-241, ago. 2012.
si ou mesmo com imagens de arquivo de aspectos da greve e do trabalho metalúrgico a
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as relações entre a produção do documentário e a pesquisa histórica, os modos através
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individuais e históricas.
Palavras-chave: Cinema. Narrativas. Greve. ABC paulista. Memória.
Abstract: The documentary Peões, by Eduardo Coutinho (2004), was produced in
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politics, as president of the union and then candidate to the Republic Presidency. With
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with documentaries such as Greve! (1979), by João Batista de Andrade, Linha de
Montagem (1982) and ABC da Greve 
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are established memory and meaning of the individual an historical experiences.
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pelo cinema e pela imagem.1 Parece-nos que as concepções do cineasta francês
Jean-Luc Godard sobre a escrita audiovisual – pensar e escrever o mundo
audiovisualmente –, e o cinema como agente da história, têm alcançado os
historiadores e historiadoras que acreditam na potência do audiovisual como
suporte do conhecimento histórico construído na academia, bem como, a
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outro, de escrever história”.2 Tal repercussão não é por acaso, pois está
diretamente relacionada à tomada de consciência pelos historiadores de que
nós, a cada dia mais, construimo-nos pela mediação audiovisual, ao mesmo
tempo que, eles não conhecem muito bem os efeitos dela.
Entre as formas de se “plasmar a história” em imagens apontadas por
Robert Rosenstone está o documentário, cujo formato expositivo clássico

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