Gestão de empresas familiares: Estudo de caso em uma empresa de confecções

AutorBianca Jupiara Fortes - Eduardo Antonio Danieli - Fábio Teodoro Tolfo Ribas - Felipe Martins Müller - Lucas Charão Brito
CargoBacharel em Administração (UFSM). Mestranda em Engenharia de Produção (UFSM) - Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - Mestre em Administração (PPGA/UFSM). Professor na FSG - Doutor em Engenharia Elétrica (UNICAMP). Professor na UFSM - Mestre em Engenharia de Produção (UFSM). Doutorando (PPGA/UFSM)
Páginas91-110
Revista Global Manager
V. 14, N. 2, 2014
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA
DE CONFECÇÕES
Bianca Jupiara Fortesa, Eduardo Antonio Danielib, Fábio Teodoro Tolfo Ribasc, Felipe
Martins Müllerd Lucas Charão Britoe
a Bacharel em Administração (UFSM). Mestranda em Engenharia de Produção (UFSM) . bifortes22@gmail.com
b Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. eduardo danieli7@hotmail.com
c Mestre em Administração (PPGA/UFSM). Professor na FSG. fabiotolfo@hot mail.com.br
d Doutor em Engenharia Elétrica (UNICAMP). Professor na UFSM. felipe@in f.ufsm.br
e Mestre em Engenharia de Produção (UFSM). Doutorando (PPGA/UFSM). ad m.lucascharao@hotmail.com
Informações de Submissão
Bianca Jupiara Fortes, 2014, endereço:
Rua Os Dezoito do Forte, 2366 - Caxias
do Sul - RS - CEP: 95020-472.
Recebido em: 15/10/2014
Aceito em: 28/10/2014
Publicado em: 01/12/2014
Resumo
As empresas familiares confor me Donnelley (1976), são e mpresas
que tem sua propriedade e gestão geralmente ligadas a uma família,
estão sujeitas a ameaças e a constantes trans formações em seu
ambiente empresarial, mas além disso, podem ter p roblemas e
ameaças próprios, que não afetam apenas a empresa, mas a toda
família que ela está vinculada. Os principai s desafios de acordo com
a teoria de Gersick et. al (1997), consistem na sobrevivência,
capitalização, gestão profissional e sucessão, entre outros, mas
também apresentam certas vantagens, que podem determinar o
sucesso dessas organizações tão i mportantes na economia mundial.
Dada essa relevância, a partir da teoria pesquisada, se realizou o
diagnóstico de uma empresa familiar localizada em uma cidade do
norte do Rio Grande do Sul, por meio de u m estudo de caso em uma
empresa de indústria de confecções, com o objetivo de analisar o
modelo de gestão da o rganização e inseri -lo nas teorias apresentadas.
Buscando assim, auxiliar e agregar mais aos processos de gestão
dessa empresa, verificou-se que a profissionalização e a sucessão já
vêm sendo planejadas, ao mesmo tempo, mostra -se a perspectiva que
estas neutralizarão a gestão paternalista que é característica de
empresas familiares, alé m desses, outros constantes desafios a serem
superados também são expostos e analisados no estudo.
Abstract
Family businesses as Donnelley (1976), are co mpanies that have
ownership and governance usually attached to a family, are subject to
threats and the constant changes in their business environment, but in
addition, may have issues and threats themselves, not affecting only
the company, but the whole family she is b ound. The main
challenges in accordance with t he theory Gersick et. al (1997),
consist of survival, capitalization, professional management and
succession, among others, but also have certain advantages, which
can determine the success of these organizations so important in the
Palavras-chave
Empresa familiar. Gestão. Sucessão.
Keywords
Family business. Management.
Succession.
Revista Global Manager v. 14, n. 2, p. 91-110, 2014
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world economy. Given this importance, from the theory researched,
held the diagnosis of a family business located in a town north of Rio
Grande do Sul, through a case study in a company of the clothing
industry, with the ai m of analyzing the governance of the
organization and insert it in the theories presented. Seeking thus
assist and adding more to the management processes of the company,
it was found that the professionalization and succession are already
being planned at the same time, shows the perspective that they
neutralize the paternalistic management that is characteristic of
family businesses, besides these, other ongoing challenges to be
overcome are also displayed and analyzed in the study.
1 INTRODUÇÃO
Empresa comumente é definida como um conjunto organizado de meios que visa
produzir e oferecer bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade
humana, possuindo uma infinidade de classificações e tipos. Dentre as quais se destacam as
empresas familiares, de acordo com Donnelley (1976) são empresas que estão ligadas a uma
família pelo menos há duas gerações e no momento que essa identificação reflete em
influência recíproca na política geral da firma e nos interesses e objetivos da família. Isto é,
são organizações que possuem sua origem e sua história unidas a uma família e que sustenta
os componentes da família na gerência.
Todas as empresas estão sujeitas as ameaças e as constantes transformações em seu
ambiente empresarial, como as alterações na legislação, de governo, da concorrência, dos
clientes e crises econômicas que influenciam seu modo de operar. Já as empresas familiares
estão sujeitas a problemas e ameaças próprias, que afetam não só a sobrevivência da
organização em si, mas que também refletem no âmbito familiar, envolvendo questões como
gestão profissional, sucessão, capitalização, etc.
Deste modo, apresentam certas vantagens, como o comprometimento e a lealdade de
seus membros, que podem levá-la a crescer e se tornar uma grande organização. Mas também
apresentam muitas desvantagens e desafios, que se não enfrentados de maneira adequada
podem causar sua falência. Segundo a revista Fortune 500, citado por Gersick (2006), 40%
das empresas listadas são de propriedade familiar ou por elas controladas, respondem por
metade do Produto Nacional Bruto (PNB) e empregando metade da força de trabalho norte
americana. No Brasil elas correspondem a mais de 80% da quantidade de empresas privadas,
geram mais de 3/5 das receitas e 2/3 dos empregos (OLIVEIRA, 1999).
Devido a essa importância, tanto econômica quanto social, que as empresas familiares
possuem, elas tornaram-se um crescente objeto de estudos impulsionando a elaboração de
trabalhos acadêmicos sobre o tema. Deste modo, o trabalho tem como principal objetivo

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