Gestão e aquisição do conhecimento e da aprendizagem durante o estágio curricular de graduandos em administração

AutorMaria Leny Souza Oliveira, Iury Pereira de Souza, Jocely Santos Caldas Almeida, Alecyane da Silva Moreira Ferreira, Carlos Rangel Portugal Pereira
Páginas164-184
GESTÃO E AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM DURANTE
O ESTÁGIO CURRICULAR DE GRADUANDOS EM ADMINISTRAÇÃO
Maria Leny Souza Oliveiraa, Iury Pereira de Souzab, Jocely Santos Caldas Almeidac, Alecyane
da Silva Moreira Ferreirad, Carlos Rangel Portugal Pereirae.
a Doutora em Administração. Doutorado pela UNIFACS. UEFS/UNEB/UNIFACS. rh uefs@gmail.com.
b Bacharel em Administração. UEFS. iurydsouza@gmail.com
c Mestre em Administração. Mestrado pela UNIFACS. UNEB; jocely.almeida@gmail.com
d Bacharel em Administração. UEFS. alecyane@yahoo.com.br
e Mestre em Administração. Mestrado pela UNIFACS. UNEB. rangel2405@gmail.com
Informações de Submissão
Recebido em 10/06/2017
Aceito em 27/10/2017
Publicado em 25/03/2018
Resumo
Este trabalho teve como objetivo geral analisar o processo
de aprendizagem e aquisição de conhecimento de estudantes do curso
de administração durante o estágio curricular. Para atingir esse
objetivo, utilizou-se questionário semiestruturado e os dados foram
analisados à luz dos modelos de Takeuchi e Nonaka (2008) das cinco
condições para a gestão do conhecimento, e de Senge (20 02), das
cinco disciplinas para as organizações que aprendem. Os resultados
mostraram que a aprendiza gem durante o estágio contribui para a
carreira de bacharéis em Administração e que a Lei do estágio
precisa ser mais bem cump rida pelas Instituições de Ensino e
Empresas.
Abstract
This work had as general objective to analyze the process of learning
and acquisition of knowledge of students of the administration course
during the curricular stage. To achieve this goal, a semi-structured
questionnaire was used and data were anal yzed in the light of
Takeuchi and Nonaka (2008) models of the five conditions for
knowledge management, and Senge (2002), of the five disciplines for
learning organizations . The results showed that the apprenticeship
during the internship contributes to the bachelors' career in
Administration and that the Internship Law needs to be better
fulfilled by the Institutions of Education and Business.
Palavras-chave
Aprendizagem. Estágio Curricular.
Administração.
Keywords
Learning. Curricular stage.
Administration
.
1 INTRODUÇÃO
A gestão do conhecimento está ligada à aprendizagem e serve para produzir
conhecimento válido que sirva como base para tomada de decisão nas organizações
Revista Global Manager Edição Especial v. 17, n. 2, p. 164-184, 2017
165
(ARGYRIS,1999). Para Takeuchi e Nonaka (2008), as empresas bem-sucedidas criam novos
conhecimentos, disseminam-no amplamente pela organização e o incorporam rapidamente em
novas tecnologias e produtos.
O estudo do tema gestão do conhecimento e da aprendizagem se torna importante a
partir do momento em que, mesmo com a globalização e os avanços nos estudos da área
organizacional, encontram-se empresas que ainda estão voltadas para o controle ao invés da
aprendizagem, como citam Fleury e Fleury (2010), ou que, segundo Pozo (2002), utilizam
técnicas de aprendizagem que já se tornaram obsoletas. Esse cenário precisa de mudanças,
que as alterações no cenário mundial demandam novas configurações nas organizações e
modelos gerenciais, como afirmam Bastos, Gondim e Loiola (2004).
O desenvolvimento do indivíduo requer um ambiente que favoreça a sua
aprendizagem, por exemplo, o conhecimento compartilhado dentro das organizações. Nesse
contexto observa-se uma categoria que precisa participar desse processo de aprendizagem e
conhecimento, que são os estudantes de graduação em processo de estágio. Os estudantes
precisam adquirir experiência profissional para ingressar no mercado de trabalho futuramente
de maneira efetiva, e sem a prática do estágio não teriam como aprender na prática o que
veem em sala de aula.
Como afirmam Nonaka, Krogh e Voelpel (2006), a criação de conhecimentos é
dependente de contextos, e o contexto apropriado para isso pode ser espaço físico (ex.
empresas), mental (ex. esquemas) ou virtual (ex. cursos à distância). Nas organizações, os
estudantes podem compartilhar emoções, sentimentos, experiências e modelos mentais, além
de serem incubadores de novos conhecimentos, testando as qualificações do estudante e
convertendo-as a termos e conceitos comuns.
O objetivo deste estudo é analisar o processo de aprendizagem e aquisição de
conhecimento de graduandos em administração durante o estágio curricular, obrigatório ou
não. Segundo dados da ABRES Associação Brasileira de Estágio, o maior número de vagas
de estágio oferecidas no Brasil é para o curso de Administração (16,8%), e especialmente na
Bahia, a maioria dos estagiários são do curso de Administração. Para alcançar este objetivo,
foram aplicados, aos estudantes, questionários semiestruturados, cujos dados foram analisados
à luz dos modelos de Takeuch e Nonaka (2008) e de Senge (2002).
Este estudo contribui para as Instituições de Ensino Superior (IES) que desejam
acompanhar, de maneira mais próxima, o estágio de seus estudantes, conhecendo sua
realidade e propondo melhorias para o aprimoramento das organizações que fazem a

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