Gestão Social, Extensão e Teologia da Libertação: uma análise a partir de um projeto junto a comunidades

AutorFernando Guilherme Tenório, Thais Soares Kronemberger, Laís Villela Lavinas
Páginas224-235
Artigo recebido em: 22/10/2013
Aceito em: 19/04/2014
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
GESTÃO SOCIAL, EXTENSÃO E TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO: UMA
ANÁLISE A PARTIR DE UM PROJETO JUNTO A COMUNIDADES
Social Management, Expansion and Emancipation Theology:
one study about research experiences with popular
communities
Fernando Guilherme Tenório
Professor titular EBAPE/FGV. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. E-mail: fernando.tenorio@fgv.br
Thais Soares Kronemberger
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA) da Universidade
Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Rio de Janeiro, RJ. Brasil. E-mail: thaisskron@yahoo.com.br
Lais Villela Lavinas
Pesquisadora Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE)
da Fundação Getúlio Vargas (FGV).Rio de Janeiro, RJ. Brasil. E-mail: lais.lavinas@fgv.br
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n39p224
Resumo
A gestão social, ao ser compreendida como um
processo gerencial dialógico, cuja autoridade decisória
é compartilhada entre os participantes da ação, adquire
sentido como prática ao ser desenvolvida pela extensão
universitária. É inserido nessa temática que o artigo
tem como principal objetivo analisar um projeto de
extensão dedicado à realização de cursos em gestão
social junto a comunidades da Região Metropolitana
do Rio de Janeiro. A metodologia adotada compreende
a pedagogia emancipatória de Paulo Freire e a
filosofia de trabalho em comunidades de Boff, além
do método da pesquisa-ação de Thiollent. Dentre os
resultados alcançados, destaca-se: a elaboração de
projetos comunitários sobre diversas problemáticas;
a mobilização e a inserção de representantes de
comunidades em instâncias decisórias participativas,
como conferências e conselhos municipais; a realização
de ações de inclusão digital por meio da implementação
de um laboratório de informática; a divulgação e a
implementação de cursos em gestão social em uma
rede de universidades.
Palavras-chave: Gestão Social. Extensão. Teologia
da Libertação.
Abstract
Social management to be understood as a dialogic
process management, in which decision-making
authority is shared among the participants of the action
makes sense as a practice to be developed by the
university extension. It is based on this theme that the
article aims to analyze an extension project dedicated
to conducting courses in social management with the
different communities of the Metropolitan Region
of Rio de Janeiro. The methodology includes the
emancipatory pedagogy of Paulo Freire’s philosophy
and work in communities Boff (1986), in addition to
the action research Thiollent (1998) method. Among
the results achieved stands out: the development of
community projects on various issues; mobilization
and the inclusion of representatives of communities
in participatory decision-making instances and the
dissemination of courses in social management within
a network of universities.
Keywords: Social Management. Expansion.
Emancipation Theology.

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