Gênero e escola: categorias que se entrelaçam nas histórias de vida

AutorBeatriz Helena Viana Castro - Cristhianny Bento Barreiro
CargoMestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Pelotas, RS - Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Páginas114-133
http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2016v13n1p114
GÊNERO E ESCOLA: CATEGORIAS QUE SE ENTRELAÇAM NAS HISTÓRIAS
DE VIDA
Beatriz Helena Viana Castro
1
Cristhianny Bento Barreiro
2
Resumo:
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa a partir da qual as questões de
gênero emergiram como elementos condicionantes da trajetória de escolarização,
trazendo a temática acerca das origens da desigualdade entre os sexos na
sociedade de classes e de que forma este panorama revela a condição de
desvalorização da mulher no funcionamento dessa sociedade, ainda hoje. Essa
reflexão surgiu a partir de pesquisa realizada em 2013 com um grupo de mulheres
que retornavam à escola para fazer um curso profissionalizante após alguns anos de
afastamento dos estudos. Nessa pesquisa, foram ouvidas e analisadas as histórias
de vida dessas mulheres com o objetivo de identificar a sua percepção acerca de
seu retorno para escola e suas expectativas quanto à mesma, além de compreender
os diversos aspectos que influenciaram, ao longo da vida, sua formação. Nesse
estudo, identificam-se as dificuldades que elas encontram no desempenho de sua
vida profissional, além de situar as mulheres no mercado de trabalho, observando
não apenas a sua condição feminina, mas esta condição atrelada às nuances de
etnia, raça, geração e classe social. A maternidade aparece de forma contundente
nas histórias relatadas, constituindo-se numa categoria de pesquisa e reforçando a
necessidade de aprofundamento dos estudos de gênero. O papel da mulher foi
construído com base em uma sociedade patriarcal e, embora atualmente se fale em
igualdade, esta ainda não é a realidade na maioria das relações de gênero aqui
apresentadas.
Palavras-chave: Gênero. Trabalho. Maternidade. História de Vida. Educação.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo apresenta parcela da discussão realizada em uma pesquisa feita
com estudantes do ensino profissionalizante de um Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia. Nessa pesquisa são investigadas as razões impulsionadoras
do desejo de voltar à escola por parte de mulheres acima de 30 anos que se
matriculam em um curso técnico em vestuário, na modalidade subsequente,
analisando suas histórias de vida.
1
Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-
Rio-Grandense, Pelotas, RS. Professora do Curso Tecnológico e Técnico em Vestuário no mesmo
Instituto em Pelotas, RS, Brasil. E-mail: castrobh@hotmail.com
2
Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado Profissional em
Educação e Tecnologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
em Pelotas, RS, Brasil. E-mail: crisbbarreiro@gmail.com
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R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.13, n.1, p. 114-133 Jan-Abr. 2016
O tema pesquisado surgiu a partir da vivência em sala de aula. A
preocupação em investigar as mulheres acima de 30 anos que retornam à escola,
advém da experiência de sala de aula enquanto professora. Após alguns anos
trabalhando com essas estudantes, percebe-se que elas chegam para estudar com
muita vontade de aprender e, para isso, precisam se empenhar de forma, por vezes,
muito mais intensa que as estudantes que estão em idade regular. Muitas são as
barreiras que têm de vencer para concluir o curso. Problemas de diversas naturezas,
tais como: dificuldades na aprendizagem, devido ao tempo de afastamento da
escola, dificuldades familiares, como conciliar estudos e cuidado com os filhos,
dentre outros. Ao voltar a estudar, essas mulheres acumulam mais uma tarefa em
seu dia a dia, pois na grande maioria das vezes, não deixam de exercer nenhuma
daquelas que já eram anteriormente suas atribuições.
Sentindo este empenho, acredita-se ser importante compreendê-las em suas
expectativas, ou, pelo menos, em parte dessas, entrecruzando-as, no momento de
análise, com as contribuições que a teoria pode oferecer. Esse estudo também
aponta para as razões do abandono da escola e as especificidades culturais dessas
mulheres, sujeitos da pesquisa.
As experiências educacionais de pessoas de todas as idades (bem como
todo o tipo de materiais que contribuam para aumentar o nosso
conhecimento relativo a essas experiências), t anto em contexto escolar
como exteriores à escola, podem constituir objeto de estudo. A investigação
qualitativa em educação assume muitas formas e é conduzida em múltiplos
contextos. (BÓGDAN; BIKLEN, 1994, p.16).
A pesquisa teve como objetivo compreender as motivações de mulheres, com
idade superior a 30 anos, através de suas histórias de vida, no retorno aos estudos,
optando pela realização de um curso técnico profissional.
Primeiramente, é apresentada uma breve teorização acerca das questões de
gênero, relacionando-as com a educação de jovens e adultos que influenciaram
fortemente as discussões e análise dos resultados encontrados. Na sequência, está
descrita a metodologia utilizada. Logo a seguir, a maternidade é abordada como
uma das categorias resultantes das análises realizadas. Finaliza-se com algumas
considerações finais acerca da investigação realizada.

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