Gênero e educação: o feminino santificado no cariri cearense

AutorPolliana de Luna Nunes Barreto - Patrícia Helena Carvalho Holanda
CargoDoutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Federal do Cariri no Instituto Interdisciplinar de Sociedade Cultura e Artes. Desenvolve pesquisas em Educação, História e Memória, Gênero e Políticas Públicas. E-mail: pollianabarreto@gmail.com. - Doutora em Educação pela Universidade Federal do ...
Páginas37-56
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.16, n.2, p.37-56 Mai-Ago 2019
ISSN 1807-1384 : https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n2p37
Artigo recebido em: 12.08.2018 Revisado em 16.01.2019 Aceito em: 14.05.2019
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
GÊNERO E EDUCAÇÃO: O FEMININO SANTIFICADO NO CARIRI CEARENSE
Polliana de Luna Nunes Barreto1
Patrícia Helena Carvalho Holanda2
Resumo:
Trata das representações sobre o feminino santificado no Cariri cearense,
observando que esse feminino atua como elemento de amoldamento dos sujeitos,
na medida em que é também amoldado por meio de um fenômeno educativo lato
sensu. Aborda a escrita em estilo hagiográfico sobre Luzia Coelho, de Barbalha
CE (1923 1952), enquanto elemento de propagação de modelos para o feminino,
considerando o recuo temporal. Considera que a observação da história de vida das
santas em período anterior à atualidade é importante para compreendermos como
esses contextos históricos interferem nos valores constituídos no Brasil para a
idealização da Santidade e dos papéis femininos. Ressalta, como síntese, a
vinculação do discurso relacionado ao código moral católico-cristão, os aspectos
também relativos à manutenção da família nuclear e os elementos educacionais que
propagam funções para o feminino e constroem a santidade.
Palavras-chave: Gênero. Educação. Santidade. Cariri. Luzia Coelho.
GENDER AND EDUCATION: THE FEMININE IDEAL SANCTIFIED IN THE CARIRI
REGION OF CEARÁ IN BRAZIL
Abstract:
This paper addresses issues relating to the feminine ideal sanctified in the Cariri
region of Ceará in Brazil and how it influences feminine values through the education
system lato sensu. It takes as main source the hagiographic writings related to St.
Luzia Coelho, Barbalha - Ceará (1923 - 1952), and some historical considerations
applicable during that period. Then, it studies and reflects on how resulting feminine
ideals have been developed from that. We consider how the hagiography of female
saints has influenced the values associated with idealized sainthood and feminine
role models in Brazil. We also highlight the links between some Catholic-Christian
values relating to morality, family, and education and how they have contributed to
shaping modern-day feminine roles and sainthood.
Keywords: Gender. Education. Sainthood. Cariri. Luzia Coelho.
1 Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora da
Universidade Federal do Cariri no Instituto Interdisciplinar de Sociedade Cultura e Artes. Desenvolve
pesquisas em Educação, História e Memória, Gênero e Políticas Públicas. E-mail:
pollianabarreto@gmail.com
2 Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutorado pela Univerdidade de
Brasília. Professora de Psicologia da Educação do Departamento de Fundamentos da Educação e do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. E -mail:
profa.patriciaholanda@gmail.com
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GÉNERO Y EDUCACIÓN: EL FEMINISMO SANTIFICADO EN EL CARIRI
CEARENSE
Resumen:
Trata de las representaciones sobre el feminino santificado en el Cariri cearense,
observando que ese feminino actúa como elemento de amoldamiento de los sujetos,
en la medida en que también es amoldado a través de un fenómeno educativo latu
sensu. Aborda la escrita en estilo hagiográfico sobre Luzia Coelho, Barbalha-CE
(1923-1952), en tanto elemento de propagación de modelos para el feminino,
considerando el recuo temporal. La observación de la história de vida de las santas
en el periodo anterior a la actualidad es importante para compreender como esos
contextos históricos interfierem en los valores constituídos en Brasil para la
idealización de la santidad y de los roles femininos. Destaca, a modo de sínteses, la
vinculación de los discursos relacionados al código moral católico-cristiano, sus
aspectos tambien relativos a la manutención de la familia nuclear y los elementos
educacionales que propagan funciones para lo feminino y la construcción de la
santidad.
Palabras clave: Género. Educación. Santidad. Cariri. Luzia Coelho.
1 INTRODUÇÃO
A Santidade é tema recorrente em trabalhos acadêmicos na
contemporaneidade. A relação entre o santo e a vida cotidiana e os valores sob
posse do sujeito são elementos importantes na constituição de representações da
realidade em uma dada comunidade e num dado momento histórico. Aqui tratamos
da categoria Santidade entrelaçada às questões de Gênero, particularmente aquelas
que se referem ao cisgênero feminino. Ao abordar as duas categorias, Santidade e
Gênero, nos voltamos para o impacto da hagiografia como elemento educativo na
construção de práticas e representações do feminino.
Estudos sobre Feminino e Santidade têm conquistado a atenção de
estudiosos de várias áreas que têm se voltado a esse fenômeno na tentativa de
compreender essa realidade e poder contribuir para os estudos de Gênero. Sobre
isso, podemos citar o trabalho de Álvaro Dellano Rios Morais (2008) que, na
Sociologia, estudou o processo de “canonização espontânea de Mártir Francisca
em Aurora, na região do Cariri cearense; no campo da História, o trabalho de Cicero
Joaquim dos Santos (2009), que enveredou pelas tradições orais que permeiam a
morte de Rufina, em Porteiras, também no Cariri-CE. Este trabalho traz um debate
sobre o papel de intercessora que essa mulher passa a ocupar depois de sua morte,
e, ainda na História, a pesquisadora Edianne dos Santos Nobre (2014) estuda a
experiência religiosa e mística do “corpo sofredor” a partir dos eventos ocorridos em
Juazeiro do Norte (Cariri), envolvendo a Beata Maria de Araújo. Além dos citados

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