Fundamento dos partidos

AutorWladimir Novaes Martinez
Ocupação do AutorAdvogado especialista em Direito Previdenciário
Páginas106-109

Page 106

"O problema dos partidos (políticos) é que se tornam reacionários porque têm de funcionar com o aparelho, como qualquer Igreja", afirmou Antonio Lopes Antunes.

Os partidos políticos têm destacado papel nas democracias vigentes; eles representam um modo do povo ser ouvido nas decisões do Estado dito moderno.

Conceito mínimo

São grupos constituídos de ailiados, que são aglutinados e correligionários de certa orientação ilosóica, visando inluenciar as mudanças tidas como necessárias ou vir a galgar a direção do país democraticamente e aperfeiçoar a sociedade em que vivem as pessoas.

Instrumento lógico, válido e imprescindível na órbita da democracia, em que são debatidas as ideias, volições e os programas a serem levados adiante, sempre pensando no bem-estar social do povo. Eles mantêm-se ativos, suas proposituras, doutrinas e estilos signiicativamente evoluem com o passar do tempo e as circunstâncias que experimentam.

Alguns deles enfatizam objetivos específicos, no caso a preocupação com o meio ambiente. Em quase todos os países subsiste uma agremiação voltada em defesa dos trabalhadores. Outra, que representa os interesses dos religiosos.

Sem falar nos centrados nos empresários. E assim por diante.

Politicamente, situam-se os partidos tidos como capitalistas, social-democratas e socialistas, em alguns casos, comunistas.

À evidência, nas nações com desigualdades sociais visíveis, os partidos esquerdistas mais cedo ou mais tarde temporariamente alcançam poder.

Quase sempre tentam democraticamente vir a fazê-lo.

Formalmente, associações civis de direito privado, deinidos como uma união voluntária de cidadãos com ainidades ideológicas e políticas, organizada e com alguma disciplina, visando a uma disputa do poder político.

Pensam conquistar o poder governamental, além de exprimirem alguma filosofia econômica ou política.

Sendo organizações estruturadas predomina uma ordem administrativa própria.

Subsistem circunstâncias em que, essas entidades somente têm efetiva existência por ocasião das eleições.

Algumas delas não têm programas, ilosoias ou objetivos sociais, são trampolins para certos candidatos aportarem aos cargos desejados.

Entidades geralmente criadas por eles e, no início, até inanciadas.

Breve história

Márcio Moreno Pinto descreveu a evolução dos partidos políticos, ressaltando o seu relevante papel na democracia representativa ("A História dos Partidos Políticos e sua Importância para a Democracia"), disponível na internet no site Jus Brasil.

Page 107

O homem necessita...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT