Feliz ano novo, subjuntivo e omissão do 'que'

AutorMaria Tereza de Queiroz Piacentini
CargoLicenciada em Letras e mestra em Educação pela UFSC. Revisora da Constituição de Santa Catarina em 1989
Páginas82-82

Page 82

Ano novo ou ano-novo? Existem as duas grafias. Sem hífen quer dizer exatamente um novo período de 12 meses, o ano que se inicia. Com hífen designa apenas a passagem de ano, o ano-bom ou réveillon. O uso de maiúsculas é facultativo; quer dizer, é apenas uma questão de relevo ou destaque. Um exemplo de cada:

Ao discursar no início de janeiro, o prefeito apontou suas prioridades para o ano novo: educação, saúde e pavimentação de estradas.

Enquanto a maioria festeja o ano-novo, alguns abnegados trabalham pela comunidade.

Enfim, pode-se desejar um ano-novo festivo e ao mesmo tempo um feliz e próspero ano novo!

É correto dizer "ante o exposto, requer seja feita outra avaliação", ou é necessário empregar a conjunção que introduz o objeto direto: "requer que seja feita"?

Para entender melhor a omissão desse "que", cabe falar brevemente do Modo Subjuntivo. A própria origem da palavra subjuntivo (do latim subjunctivus - que serve para ligar, para subordinar) indica sua função principal. Ele é por excelência o modo utilizado nas orações subordinadas que dependem de verbos cujo sentido esteja ligado à ideia de ordem, proibição, desejo, sentimento, vontade, necessidade, condição e outras correlatas. O uso do subjuntivo implica, em qualquer caso, uma probabilidade, uma não concretização - ainda - de alguma coisa. Observe duas frases com a mesma construção:

Temos lideranças que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

[o verbo da oração principal é ter, portanto já existem tais líderes, o que implica o uso do modo indicativo na oração subordinada]

Queremos formar lideranças que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

[aqui estamos na fase de querer: ainda não temos esses líderes, daí o uso do subjuntivo]

É possível omitir a conjunção integrante "que" quando o verbo da oração subordinada que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT