Por que fazer Perguntas em sala de aula?

AutorAdriana Simonsen Reino
Páginas19-24
POR QUE FAZER PERGUNTAS EM SALA DE AULA?
Adria na Simonsen R eino4
A FGV Direito Rio é uma das poucas universidades no Brasil que
aplica no seu ensino o método socrático; participativo, transparecendo
uma preocupação de sempre manter os debate ativos entre os alunos e
professores na sala de aula. Essa é uma das propostas diferenciadas da
Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, tanto em São Paulo,
quanto no Rio e vale aqui explicitar porque ela é tão importante para a
formação de alunos mais críticos com relação ao ensinamento jurídico
atual.
Esse método, muito utilizado no ensino americano é, por vezes, in-
terpretado simplesmente como um método participativo entre alunos e
professores, mas aqueles não compreendem, de fato, o propósito dele e a
sua significância para uma aula mais desafiadora. A maioria dos alunos
veio de escolas brasileiras, onde não se aplica o método socrático de en-
sino, mas um método expositivo, no qual o professor é superior aos seus
alunos e se limita a expor aquilo que eles devem aprender de acordo com
a programação curricular.
Deste modo, quando vão estudar num ambiente em que se aplica
bastante o método introduzido pelo filósofo Sócrates, entendem a neces-
sidade de participarem mais ativamente da aula, mas não, efetivamente,
o seu propósito e a intenção de formar indivíduos através da crítica e da
contestação daquilo que nos é apresentado como verdade. E o que é pior,
vejo, com o passar dos anos, os alunos desistirem, junto com os profes-
sores, de aplicar ativamente esse método diferenciado, por estarem, por
vezes, mais acostumados a aplicar o método expositivo, não valorizando,
enfim, a participação do modo que deveriam.
4 Aluna do 7º período do curso de graduação em Direito da FGV Direito Rio.

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