Fatores motivacionais e modificações na vida dos mestrandos em contabilidade: os dois lados de uma mesma história

AutorAlison Martins Meurer - Antônio Nadson Mascarenhas Souza - Flaviano Costa
CargoMestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da Universidade Federal do Paraná - Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da Universidade Federal do Paraná - Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da ...
Páginas105-128
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n38p105
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ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 105-128,
jan./mar. 2019
Fatores motivacionais e modificações na vida dos mestrandos em
contabilidade: os dois lados de uma mesma história
Motivational factors and changes in master's degree in accounting: the two sides of the
same story
Factores motivacionales y modificaciones en la vida de los maestros en contabilidad: los
dos lados de una misma historia
Alison Martins Meurer
Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Professor-Colaborador na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Endereço: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 UFPR -
CEP: 80210-170 - Curitiba Paraná - Brasil
E-mail: alisonmmeurer@gmail.com
Telefone: (41) 3360-4193
Antônio Nadson Mascarenhas Souza
Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Endereço: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 UFPR -
CEP: 80210-170 - Curitiba Paraná - Brasil
E-mail: nadson.controladoria@gmail.com
Telefone: (41) 3360-4193
Flaviano Costa
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e
Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP)
Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Endereço: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 UFPR -
CEP: 80210-170 - Curitiba Paraná - Brasil
E-mail: flaviano@ufpr.br
Telefone: (41) 3360-4193
Artigo recebido em 13/12/2017. Revisado por pares em 05/02/2018. Reformulado em
20/03/2019. Recomendado para publicação em 20/03/2019 por Carlos Eduardo Facin Lavarda
(Editor-Chefe). Publicado em 31/03/2019.
Alison Martins Meurer, Antônio Nadson Mascarenhas Souza e Flaviano Costa
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ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 105-128, jan./mar. 2019
Resumo
O ingresso no mestrado ocasiona modificações relevantes na vida dos alunos, seja nos âmbitos social,
financeiro ou psicológico. As alterações da realidade frente aos novos compromissos podem gerar
algumas consequências para os estudantes, e comprometer seu desempenho no curso. Nesse sentido,
esta investigação buscou identificar as modificações (sociais, financeiras e psicológicas) ocorridas na
vida dos alunos do mestrado em contabilidade após o ingresso no programa de pós-graduação. Sob a
lente teórica das teorias do Capital Humano e da Autodeterminação foram identificadas as motivações
que fomentaram o anseio e a tomada de decisão dos participantes para ingressarem no mestrado em
contabilidade. Para a coleta das evidências foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicado
questionário em 12 mestrandos de uma instituição de ensino superior pública brasileira. O roteiro de
entrevista foi submetido as validações propostas pela literatura especializada, sendo que os aspectos
éticos foram observados pelos pesquisadores. A partir da análise dos discursos dos participantes foi
possível identificar alguns achados relevantes e que devem ser considerados pelas coordenações dos
cursos de pós-graduação brasileiros, pelos órgãos de fomento, professores, alunos e futuros candidatos.
Primeiramente, os resultados apontam que em todos os aspectos elencados, financeiros e sociais,
houveram modificações na vida da maioria dos participantes. As falas indicam que o fator financeiro é
considerado um dos mais importantes e observado pelos mestrandos com vistas a conclusão do curso.
Ademais, a sobrecarga de atividades e a falta de planejamento tanto em relação ao tempo como aos
aspectos financeiros impactam psicologicamente os alunos. Percebeu-se também, que as motivações
que levaram os estudantes a ingressarem no programa de pós-graduação alinham-se aos objetivos
profissionais, mas estão também, fortemente relacionadas a satisfação pessoal e demais motivações
intrínsecas. Destarte, considera-se que o estudo tenha dado voz aos mestrandos, na medida que inova
por seu caráter qualitativo e análise em profundidade. Por fim, essa investigação é reflexo do retrato e
desenho da pós-graduação existente no Brasil. Espera-se que os achados sirvam de embasamento para
que as políticas de manutenção estudantil sejam mantidas e aprimoradas, bem como o próprio desenho
da pós-graduação brasileira.
Palavras-Chave: Mestrado em contabilidade; Teoria do capital humano; Teoria da autodeterminação
Abstract
The admission on masters brings relevant modifications in the life of the students, in social, financial or
psychological areas. The alteration of reality in the face of new commitments can have some
consequences for students, and compromise their performance in the course. In this sense, this research
sought to identify how changes (social, financial and psychological) occurred in the lives of students of
the master's degree in accounting after joining the postgraduate program. Under the theoretical lens of
Human Capital and Self-Determination theories were identified the motivations that fostered the
participants' desire for and decision to enter the masters in accounting. To collect the evidences, we
conducted semi-structured interviews and applied questionnaires in 12 Brazilian public higher
education students. The interview script was submitted to the validations proposed by the specialized
literature, and the ethical aspects were observed by the researchers. Based on the analysis of
participants' speeches and possible knowledge, it is necessary to inform the coordination of Brazilian
postgraduate courses, the development agencies, teachers, students and future candidates. First, the
results point in all aspects, active and financial, there were modifications in the lives of the majority of
participants. The speeches indicate that the financial factor is considered one of the most important and
observed by the masters for the completion of the course. In addition, an overload of activities and a
lack of planning both in relation to the time and financial aspects, psychologically impact the students.
It was also noticed that motivations that led the students to enter the postgraduate program are aligned
with professional goals, but are also strongly related to personal satisfaction and other intrinsic
motivations. Thus, it is considered that the study gave voice to the masters, as it innovates for its
qualitative character and in-depth analysis. Finally, this research is a reflection of the portrait and
design of the postgraduate course in Brazil. It is hoped that the findings will serve as a basis for
maintained and improved student maintenance policies, as well as the design of Brazilian postgraduate

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