Fatores críticos de sucesso no processo de implementação do balanced scorecard: um estudo de caso nas instituições federais de ensino superior

AutorMarcos Ribeiro Cunha - Lúcia Kratz
CargoProfessor Universitário. Faculdade Alves Faria (ALFA). Goiânia, GO. Brasil - Professora Universitária. Faculdade Alves Faria (ALFA). Goiânia, GO. Brasil
Páginas96-108
Artigo recebido em: 29/01/2016
Aceito em: 25/07/2016
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n46p96
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
96 Revista de Ciências da Administração • v. 18, n. 46, p. 96-108, dezembro 2016
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NO PROCESSO DE
IMPLEMENTAÇÃO DO
B
ALANCED
S
CORECARD
: UM ESTUDO DE
CASO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR
Critical Factors of Success in the Process of Implementation
of Balanced Scorecard: a Study of Case in a Higher Education
Institution
Marcos Ribeiro Cunha
Professor Universitário. Faculdade Alves Faria (ALFA). Goiânia, GO. Brasil. E-mail: adm.marcoscunha@gmail.com
Lucia Kratz
Professora Universitária. Faculdade Alves Faria (ALFA). Goiânia, GO. Brasil. E-mail: luciakratz@gmail.com
Resumo
Este artigo tem como objetivo apreender as práticas de
gestão adotadas a partir do planejamento estratégico,
estabelecendo as prioridades de atuação em cada área.
Na metodologia, utilizou-se como método de pesquisa
o estudo de caso, além da realização de pesquisa
quantitativa e qualitativa. Como resultados, considerou-
se que o BSC, ao ser adaptado no setor público,
necessita de algumas particularidades, dentre as quais
se destacam: a (re)adequação de suas perspectivas,
especialmente a de clientes; o caráter legal, levando
em consideração as leis e as normas instituídas; e o
conhecimento sobre os fatores que podem restringir
e impulsionar as estratégias estabelecidas. O estudo
concluiu que a principal prioridade a ser alvo de
esforços dos envolvidos na implementação do
BSC recai sobre o ser humano, sinalizando para a
necessidade de se iniciar as mudanças necessárias a
partir do conhecimento sobre as pessoas, com sensíveis
reflexos em seus desempenhos.
Palavras-chave: Fatores Críticos de Sucesso. Balanced
Scorecard. Ensino Superior. Gestão Pública.
Abstract
This article This article has as goal was to understand
the management practices from strategic planning,
establishing priorities for action in each area. In the
methodology, it was used as a research method, the
case study, in addition to conducting quantitative and
qualitative research. As a result, it was considered that
the BSC, to be adapted in the public sector, it needs
some special features, among which are: (re) adequacy
of its prospects, especially the customers; the legal
character, taking into account the laws and established
standards; and knowledge of the factors that may
restrict and drive the established strategies. The study
found that the main priority being targeted efforts of
those involved in implementing the BSC lies with the
human being, signaling the need to initiate the necessary
changes from the knowledge of people with sensitive
reflected in their performances.
Keywords: Critical Success Factors. Balanced
Scorecard. Higher education. Public Management.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT