Fatores contingenciais que influenciam o desempenho de empresas franqueadas de fast food quanto ao dilema padronizar versus flexibilizar a gestão do negócio

AutorEdna Torres de Araújo, Márcia Athayde Moreira, Tales Andreassi
CargoDoutora em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA) Professora e Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis e Pós-Graduação da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA)/Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amaz...
Páginas62-90
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n40p62
62
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 62-90,
jul./set. 2019
Fatores contingenciais que influenciam o desempenho de empresas franqueadas de fast
food quanto ao dilema padronizar versus flexibilizar a gestão do negócio
Contingency factors that influence fast food franchisees performance in relation to dilemma
standardize versus flexibilize business management
Factores contingentes que influencian el desempeño de empresas franqueadas de fast food
cuanto al dilema estandarizar o flexibilizar la gestión del negocio
Edna Torres de Araújo
Doutora em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA)
Professora e Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis e Pós-Graduação da Faculdade de Estudos
Avançados do Pará (FEAPA)
Endereço: Av. Augusto Montenegro, Km 4 n° 4120 – Bairro: Parque Verde
CEP 66635.110 – Belém/PA - Brasil
E-mail: ebt-araujo@hotmail.com
Telefone: (91) 3202-8000
Márcia Athayde Moreira
Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP)
Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (UNAMA)
Professora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará (UFPA)
Endereço: Av. Alcindo Cacela, n 287, Bairro Umarizal
CEP: 66065-205 – Belém/PA., Brasil
E-mail: athayde.marcia@gmail.com
Telefone: (91) 4009-3018
Tales Andreassi
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP)
Professor da Fundação Getúlio Cargas (FGV-EAESP)
Endereço: Av. 9 de Julho, 2029 – Bairro Bela Vista
CEP: 01313-902 – São Paulo/SP - Brasil
E-mail: tales.andreassi@fgv.br
Telefone: (11) 3799-7777
Artigo recebido em 19/11/2018. Revisado por pares em 02/05/2019. Reformulado em 13/12/2019.
Recomendado para publicação em 13/12/2019 por Carlos Eduardo Facin Lavarda Editor-Chefe). Publicado
em 30/03/2020.
Fatores contingenciais que influenciam o desempenho de empr esas franqueadas de fast food quanto ao dilema
padronizar versus flexibilizar a gestão do negócio
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ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 62-90, ju l./set. 2019
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar como os fatores contingenciais influenciam no desempenho de
empresas brasileiras franqueadas de fast food, sob o dilema da padronização versus flexibilização da gestão
do negócio. Sob o paradigma das teorias da agência e a da contingência, buscou-se conhecer a relação de
conflitos contratuais entre franqueado e franqueador e os fatores contingenciais que influenciam o
desempenho. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento, com 265 proprietários-gerentes de uma
franquia nacional de fast food. Observou-se que o modelo de gestão, a padronização e a flexibilização da
franquia foram capazes de explicar 77,4% da variabilidade do desempenho das empresas. Conclui-se que
dosagens alternadas de padronização e flexibilização do modelo de gestão são fundamentais, evidenciando
que, a relação equilibrada entre a padronização, a flexibilização e a adequação do modelo de gestão são
elementos que influenciam no desempenho.
Palavras-chave: Franquias; Fatores Contingenciais; Padronização; Flexibilização; Desempenho
Abstract
This research see ks to analyze how contingency factors influence the performance of Brazilian fast food
franchise companies, under the dilemma standardization versus flexibility of business management. Under
the paradigm of agency and contingency theories, one seeks to know the relationship of contractual
conflicts between franchisee and franchisor and the contingency factors that influence performance. This
study carried out through a survey conducted with companies franchised from a Brazilian fast food
franchise, evaluated by 265 respondents. It was observed that the management model, the standardization
and the flexibility of the franchise were able to explain 77.4% of the performance variability of the
franchised companies. Concluding that alternate dosages of standardization and flexibilization of the
franchise management model are fundamental, and a balanced relationship between standardization,
flexibilization and the adequacy of the management model are elements that influence performance.
Keywords: Franchises; Contingency Factors; Standardization; Flexibilization; Performance
Resumen
Esta investigación busca analizar cómo los factores de contingencia influyen en el desempeño de las
compañías de franquicias de comida rápida brasileñas, bajo el dilema de la estandarización frente a la
flexibilidad de la gestión empresarial. Bajo el paradigma de la agencia y las teorías de contingencia, uno
busca conocer la relación de los conflictos contractuales entre el franquiciado y el franquiciador y los
factores de contingencia que influyen en el desempeño. Esta investigación fue realizada a través de una
encuesta realizada con compañías franquiciadas de una franquicia de comida rápida brasileña, evaluada
por 265 encuestados. Se observó que el modelo de gestión, la estandarización y la flexibilidad de la
franquicia pudieron explicar el 77,4% de la variabilidad del rendimiento de las empresas franquiciadas.
Concluir que las dosis alternativas de estandarización y flexibilización del modelo de ge stión de
franquicias son fundamentales, y una relación equilibrada entre la estandarización, flexibilización y la
idoneidad del modelo de gestión son elementos que influyen en el desempeño.
Palabras clave: Franquicias; Factores Contingenciales; Estandarización; Flexibilización; Desempeño
1 Introdução
Na realidade das franquias fast food, observa-se que fatores contingenciais que influenciam no
desempenho das empresas franqueadas, particularmente no que diz respeito a processos de padronização.
Tem-se em uma mão, o contexto de inserção das empresas, que muitas vezes, exige flexibilizar a gestão e
a operação do negócio para adquirir sustentabilidade e manter a sobrevivência no mercado competitivo. Do
mesmo modo, em outra mão, tem-se nesse modelo de negócio uma relação entre franqueador e franqueado
regulada por meio de contrato de franquia. Nesse sentido, autores como Lafontaine (1992; 2014), Combs,
Michael e Castrogiovanni (2004), Carvalho e Viegas (2005), Clarkin e Rosa (2005), Hoy, Perrigot e Terry
(2017) e Watson e Dada (2017) convergem para o entendimento de que a relação entre franqueador e
franqueado é constituída por um conjunto de contratos entre os fatores de produção, os quais são,
prioritariamente, motivados por interesses e direitos dos proprietários da marca.
Observa-se desde a década de 1990 que a franquia é um ramo de negócio que vem apresentando
crescimento significativo, embora com controvérsias a respeito dos resultados de sua evolução, sobretudo,

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