Exames Grafoscópicos

AutorTito Lívio Ferreira Gomide - Lívio Gomide
Páginas65-81

Page 65

1. Generalidades

Os exames grafoscópicos visam apurar as características e particularidades dos elementos constitutivos de um documento (suportes e registros gráficos), que permitam determinar a sua origem.

Os exames desenvolvem-se em três etapas distintas. A primeira tem por finalidade especificar o suporte e os registros gráficos; a segunda visa apurar as condições físicas do documento; e a terceira e última fase tem por objetivo apurar as identidades gráficas do documento.

2. Classificação

Os exames grafoscópicos podem ser classificados em quatro tipos:

2.1. Especificações

As determinações dos tipos de suportes, espécies de escritas e materiais dos registros podem ser obtidas através de exames oculares, com o auxílio de equipamentos adequados e com as medições das propriedades físicas e químicas.

Os resultados dos exames das especificações costumam fornecer informações preciosas para se determinar a origem do local, data e forma de elaboração do documento.

Page 66

2.2. Condições físicas

Os exames para apurar as condições físicas são realizados nos suportes e registros com o auxílio de aparelhamento óptico especializado.

Os resultados desses exames fornecem elementos materiais para apurar eventuais alterações das mais variadas naturezas.

2.3. Identidades gráficas

Os exames para a determinação das identidades gráficas dos lançamentos são realizados através de cotejos entre a peça de exame e respectivos paradigmas.

Os confrontos permitem apurar as convergências e divergências gráficas, indicando a unidade de origem, ou não.

A necessidade de padrões de confronto para esses exames é a principal diferença em relação aos anteriores, que recaem unicamente na peça inquinada.

O instrumental é constituído por equipamentos ópticos com e sem iluminação, com especialidade de lupas e microscópios.

2.4. Identidades mecânicas

Os exames das identidades mecânicas, representadas pelas particularidades das escritas indiretas, podem revelar indícios que facilitem a determinação da origem do documento.

Os cotejos das particularidades da peça de exame com os paradigmas evidenciam convergências e divergências importantes na apuração da identidade do documento. Os resultados isolados desses exames, no entanto, não constituem elementos suficientes para permitirem a conclusão de autoria.

Page 67

3. Aparelhamento

Os equipamentos necessários para a realização dos exames grafoscópicos são os seguintes:

Page 68

Apesar da simplicidade da maioria dos equipamentos, suas utilizações requerem conhecimento e treinamento mínimos para se obter bons resultados nos exames.

O conhecimento das especificações técnicas dos diversos equipamentos é fundamental para que o examinador saiba escolher os mais apropriados para cada tipo de perícia.

Nesse sentido, recomenda-se a leitura minuciosa dos manuais de uso dos equipamentos e treinamento experimental para que o examinador conheça as diferenças e peculiaridades de cada um, para que saiba selecionar aquele mais adequado ao exame pretendido e também ao seu melhor conforto de uso.

A relação do instrumental é ampla, abrangendo desde uma simples lupa até complexos espectômetros, porém, a maioria dos exames se realiza com os equipamentos mais simples, disponíveis nas boas lojas de ótica.

As principais características e particularidades dos equipamentos mais usuais grafoscópicos são as...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT