Evidências, códigos e classificações: o ofício do historiador e o mundo digital

AutorAlexandre Fortes, Leandro Guimarães Marques Alvim
Páginas207-227
Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 207-227, maio/ago. 2020.
ISSN 2175-7976 DOI https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e68270 208/345
RESUMO
O artigo examina o impacto da difusão global das tecnologias digitais sobre o ofício do historiador. Parte
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por alguns dos maiores historiadores do século XX. Examina a natureza social da linguagem e seu papel
na constituição das evidências e fontes históricas, articulando essa análise com os avanços tecnológicos
do “processamento de linguagem natural”. Discute conceitos de diversos ramos das ciências sociais
relevantes para a compreensão do processo de desenvolvimento do conhecimento humano e o papel
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pesquisa histórica.
PALAVRAS-CHAVE
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ABSTRACT
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is based on an analysis of the linkage between the praxis of the profession and the nature of historical
knowledge as stated by some of the greatest historians of the 20th Century. It examines the social
nature of language and its role in the constitution of evidences and historical sources, and draws
connections between this analysis and the technological advances of “natural language processing”. Is
discusses concepts from various branches of the social sciences that are relevant for understanding the
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intelligence currently applied to historical research.
KEYWORDS
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Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 207-227, maio/ago. 2020.
ISSN 2175-7976 DOI https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e68270
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Há hoje uma crescente percepção de que a revolução tecnológica em curso
nas últimas décadas vem transformando aceleradamente todos os aspectos
da vida humana, e que, a despeito das imensas desigualdades e disparidades
entre países e regiões, esse processo ocorre em escala global. O exercício das mais
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diversas áreas vêm sendo igualmente afetados de formas cada vez mais profundas.
Em geral, a incorporação da tecnologia digital ao trabalho dos pesquisadores ocorre
de maneira mais ou menos casual, à medida que os equipamentos eletrônicos se
tornam mais acessíveis, os softwares se tornam mais conhecidos e amigáveis e as
plataformas se tornam componente obrigatório das mais diversas atividades inerentes
à vida acadêmica. A tomada de consciência de que os fundamentos básicos do ofício
precisam ser revistos e atualizados diante do novo contexto, entretanto, ocorre de
forma mais lenta e desigual.
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últimos quinze ou vinte anos. A grande maioria dos historiadores atuais escreve
em processadores de texto e usa, ao menos eventualmente, imagens e planilhas
digitais e softwares para preparar apresentações. Crescentemente, gerenciadores
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e programas de suporte à análise qualitativa passam a ser também incorporados
como importantes ferramentas de trabalho. As instituições de ensino e pesquisa
adotam cada vez mais sistemas integrados de gestão acadêmica e administrativa.
A participação em simpósios, a publicação de artigos, a divulgação dos currículos, a
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permanentes de autores e publicações, como International Standard Book Number
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Open Researcher and Contributor ID (ORCID) tornam-se cada vez mais familiares.
Fontes históricas dos mais diversos tipos, sobre os mais variados temas e períodos,
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notas são substituídos por câmeras digitais e scanners quando a ida ao arquivo físico
ainda é necessária. Historiadores interagem em âmbito global entre si, com alunos e
com o público em geral trocando e-mails, postando em redes sociais – algumas delas
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construção de sítios eletrônicos e blogs, a divulgação de vídeos didáticos e podcasts
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história pública.1
A atuação nesse ambiente digital que permeia crescentemente a produção e
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compreensão instrumental e consumista das novas tecnologias. Cada vez mais é
necessário posicionar-se diante dos grandes enfrentamentos políticos relativos a
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contas, esses embates contrapõem interesses diversos, e muitas vezes antagônicos,
1 Um panorama muito mais detalhado dessas transformações e de experiências de exploração ativa
do potencial das tecnologias digitais pelos historiadores pode ser visto em trabalhos como de Cohen e
Rosenzweig (2006), Kelly (2013), e Body e Larson (2014).

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