Evasão e Permanência dos Estudantes de um Curso de Administração a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil: uma teoria multiparadigmática

AutorAndressa Sasaki Vasques Pacheco - Marina Keiko Nakayama - Maurício Rissi
CargoDoutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - Doutora em Administração - Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina
Páginas65-81
Artigo recebido em: 09/03/2014
Aceito em: 25/10/2014
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
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EVASÃO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE
ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DO SISTEMA UNIVERSIDADE
ABERTA DO BRASIL: UMA TEORIA MULTIPARADIGMÁTICA
Dropout and Students Abiding in an E-Learning Management
Course at Brazil Open University: a multiparadigmatic theory
Andressa Sasaki Vasques Pacheco
Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Professora do Departamento de Ciências da Administração da Universidade
Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Brasil. E-mail: andressa.pacheco@ufsc.br
Marina Keiko Nakayama
Doutora em Administração. Professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal em Santa
Catarina. Florianópolis, SC. Brasil. E-mail: marina@egc.ufsc.br
Maurício Rissi
Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Aero TD – Faculdade de
Tecnologia e Escola de Aviação Civil. Florianópolis, SC. Brasil. E-mail: mauricio.rissi@ufsc.br
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n41p65
Resumo
Esta pesquisa adota o método da Grounded Theory
por causa da sua contribuição para o desenvolvimento
de teorias e sua adaptabilidade ao campo de estudo,
ao tema e aos objetivos. Dessa forma, foi realizado
um estudo de caso qualitativo, tendo como foco
de estudo o curso de Administração a distância da
Universidade Federal de Santa Catarina. Foram feitas
60 entrevistas com os gestores, alunos e tutores. Para
a análise desse estudo, foi utilizada a abordagem
multiparadigmática, de acordo com os paradigmas
interpretativista (predominante), funcionalista, teoria
crítica (humanista radical e estruturalista radical) e
a gestão do conhecimento. Fazendo uma avaliação
da abordagem multiparadigmática utilizada, pode-se
perceber que o paradigma mais atuante no curso é o
funcionalista, por meio da busca da efetividade. Em
relação à teoria fundamentada em dados desenvolvida,
o ponto principal percebido foi a estrutura de gestão e
a variabilidade de opções disponibilizadas aos alunos.
Palavras-chave: Permanência. Evasão. Educação a
Distância. Grounded Theory. Gestão do Conhecimento.
Abstract
This research adopts the Grounded Theory method,
because the tool contribution to develop new theories,
as the flexibility in the field, subject, and objectives.
Thereby, it was performed a qualitative case study,
in the management course in Santa Catarina Federal
University. It was interviewed sixty managers, students
and tutors. To analyses this study, it was used
the multiparadigmatic approach, according to the
interpretive paradigms (predominant), functionalist,
critical theory (radical humanist and radical structuralism)
and knowledge management. As results, it was able to
perceive the functionalism paradigm predominance,
related with an effective investigation. In relation the
theory developed with the database, the main results
were the management structure and the large amount
of offered options to the students.
Keywords: Abiding. Dropout. E-learning. Grounded
Theory. Knowledge Management.
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1 INTRODUÇÃO
A gerência e a administração eficientes requerem
não apenas uma equipe competente, mas também
sistemas e rotinas administrativas definidas e eficientes,
além de sistemas de planejamento e monitoramento,
de planejamento orçamentário e de prestação de
contas que considerem critérios de desempenho. Esses
sistemas podem ser diferentes nas organizações edu-
cacionais. (UNESCO, 1997)
Um dos problemas na gestão da educação diz
respeito à evasão e à permanência dos alunos. Quan-
to a essa realidade no sistema educacional brasileiro,
segundo Souza (1999), a evasão é apontada por vários
pesquisadores como uma das suas maiores deficiên-
cias. Ainda que sejam poucas as pesquisas no Brasil
sobre o fenômeno, a preocupação dos estudiosos é
descobrir as principais causas da evasão, para propo-
rem alternativas de solução visando elevar o número
de estudantes que concluam seus cursos.
Corroborando com essa constatação, Biazus
(2004) destaca que é importante verificar e levantar as
razões (causas) contribuintes à evasão, com o intuito de
minimizar o número dos acadêmicos que abandonam o
ensino superior. Para o autor, isso poderia levar o curso
a realizar uma avaliação constante, e, em especial, nas
suas inter-relações com a comunidade, tendo em vista
a busca da qualidade do ensino-aprendizagem e da sua
responsabilidade com a sociedade de forma a diminuir
os desperdícios. Em pesquisa afim, Cislaghi (2008)
comenta sobre a necessidade de estudos específicos
na área de EaD.
A evasão universitária tem se caracterizado como
uma realidade recorrente no âmbito do ensino de
graduação, em várias partes do mundo. As formas de
acesso e permanência dos alunos nos cursos superio-
res, especificamente na graduação, têm preocupado
pesquisadores e gestores no mundo inteiro. (FARIA;
ALCANTARA; GOIA, 2008)
Pacheco (2007) afirma que muitos dos fatores
citados como dificultadores e que contribuem com a
evasão advêm de uma carência oriunda de um modelo
mental da modalidade presencial, ou seja, fatores como
a falta de contato direto com professores, colegas e
tutores trazem dificuldades aos alunos, levando-os a
abandonar o curso. Para tanto, faz-se necessário uma
gestão mais ativa de atividades presenciais e utilização
de recursos que permitam atividades em grupo entre
os estudantes, para que os mesmos não se sintam
sozinhos e desmotivados.
Para Cislaghi (2008), o estudo do fenômeno da
evasão discente em IES brasileiras ainda é uma área
de pesquisa a ser desenvolvida e que, certamente, esse
estágio inicial de conhecimento tem relação direta com
a pouca atenção que é dada ao setor da educação.
Complementa-se que a gestão dos cursos a
distância deve estar comprometida com a qualidade.
A ampliação quantitativa da educação superior brasilei-
ra por meio dessa modalidade precisa vir acompanhada
da qualidade do ensino, para gerar assim o desenvol-
vimento socioeconômico do país. (PACHECO, 2007)
Neste quadro de dificuldades para os países
periféricos como o Brasil, as possibilidades
de mudança, no sentido da democratização
do acesso aos meios técnicos disponíveis na
sociedade e da diminuição das desigualdades
sociais, situam-se no nível das escolhas políti-
cas da sociedade, ou seja, da capacidade de
a escola e os cidadãos acreditarem – e agirem
consequentemente – em uma concepção dos
processos de educação e comunicação como
meios de emancipação e não apenas de domi-
nação e exclusão. (BELLONI, 2002, p. 5)
Nesse sentido, percebe-se também que uma
das deficiências encontrada no sistema educacional
brasileiro, diz respeito ao seu alcance, principalmente
tratando-se de ensino superior. A UNESCO (1997)
ressalta que para minimizar essas deficiências, as insti-
tuições terão de estabelecer novas parcerias e alianças,
para que possam atender as necessidades da sociedade
de forma mais efetiva do que a maioria delas está con-
seguindo atender hoje. A experiência e a competência
já adquiridas, em instituições de aprendizagem aberta
e a distância, precisam ser aproveitadas ao máximo
em futuras estruturas educacionais.
Para enfrentar esses desafios no Brasil, o conjunto
das instituições participantes do Fórum das Estatais da
Educação propôs a criação do Sistema Universidade
Aberta do Brasil (UAB), que congrega instituições públi-
cas de educação superior para ofertar cursos e programas
da modalidade a distância, tendo como ponto de par-
tida a consolidação e a diversificação de experiências,
em variados níveis de ensino, que vêm gradativamente
tomando forma no país. (ABRAEAD, 2007)

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