Ética e formação profissional em Serviço Social: do conservadorismo à emancipação

AutorPriscila Fernanda Gonçalves Cardoso
CargoUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Páginas325-334
325
R. Katál., Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 325-334, set./dez. 2017 ISSN 1982-0259
Ética e formação profissional em Serviço Social: do
conservadorismo à emancipação
Pri scila F ernan da Gonç alves Card oso
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Ética e formação profissional em Serviço Social: do conservadorismo à emancipação
Resumo: A partir da leitura crítica dos currículos de Serviço Social, desde 1936 até as diretrizes curriculares de 1996, este artigo objetiva
analisar a direção social e a perspectiva ética presentes na trajetória de oito décadas de formação em Serviço Social. Através de pesquisa
documental, retoma os dez currículos da primeira escola de Serviço Social, passando pelos quatro currículos mínimos aprovados
nacionalmente, até as atuais diretrizes curriculares. Reconstitui o caminho percorrido por uma formação embasada numa perspectiva
conservadora à importante inflexão de construção de uma perspectiva emancipatória. Aponta considerações acerca dos desafios postos
ao atual projeto político pedagógico, em especial no que se refere à necessária efetivação da transversalidade da ética na formação das
assistentes sociais.
Palavras-chave: Formação Profissional. Ética Profissional. Serviço Social.
Ethics and Professional Education in Social Work: from conservativism to emancipation
Abstract: Based on a critical reading of social work curriculum from 1936 to the curricular guidelines of 1996 this article analyzes the
social direction and ethical perspective found in the eight-decade trajectory of education in social work. Using document research, it
reviews the ten curriculums since the establishment of Brazil’s first school of social work, passing through four minimum national
curriculum until the current curriculum guidelines. It traces the route traveled from an education based on a conservative perspective to
the important inflection of an emancipatory perspective. It raises considerations about the challenges faced by the current political
pedagogical project, particularly concerning the need to implement the transversality of ethics in the education of social workers.
Keywords: Professional Education. Professional ethics. Social Work.
Recebido em 14.03.2017. Aprovado em 26.05.2017.
ARTIGO TEMÁTICO: ÉTICA E POLÍTICA
DOI: http://dx.doi.org/ 10.1590/1982-02592017v 20n3p325

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