Estudos sobre franquia: uma pesquisa bibliométrica no período de 1993 a 2014

AutorClaudionor Guedes Laimer - Maurício Figueiredo
CargoDoutor em Administração. Faculdade Meridional (IMED) - Bacharelando em Administração. Faculdade Meridional (IMED)
Páginas84-99
Revista Global Manager
V. 15, N. 2, 2015
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
ESTUDOS SOBRE FRANQUIA: UMA PESQUISA BIBLIOMÉTRICA NO PERÍODO
DE 1993 A 2014
STUDIES ON FRANCHISING: A BIBLIOMETRIC SURVEY THE PERIOD OF 1993
THE 2014
Claudionor Guedes Laimer a, Maurício Figueiredo b
a Doutor em Administração. Faculdade Meridional (IMED). laimer@imed.edu.br
b Bacharelando em Administração. Faculdade Meridional (IMED). mauricio figueiredo22@gmail.com
Informações de Submissão
Claudionor Guedes Laimer,
Rua Senador Pinheiro, 304
Passo Fundo - RS - CEP: 99070-220.
Recebido em: 08/08/2015
Aceito em: 11/12/2015
Publicado em: 31/12/2015
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a evolução da produção
científica sobre franquia nos principais periódicos de administração do
Brasil. Trata-se de uma pesquisa bib liométrica sobre os periódicos de
administração classificados nos estratos A2 e B1. A amostra está
composta por vinte e dois artigos que disponibilizam o acesso por
meio eletrônico. Como resultado, evidencia-se que os periódicos que
mais contribuíram para o conhecimento a respeito de franquia têm
sido a Revista de Administração da USP RAUSP, com seis artigos e
a Revista de Administração Contemporânea RAC, com cinco
artigos, representando 50% dos artigos selecionados. Além disso, a
maior parte dos ar tigos publicados têm utilizado o método de
qualitativo e que os a utores mais citados nos artigos publi caram seus
estudos em periódicos estrangeiros e editados em inglês. Desse modo,
este estudo contribui ao most rar a evolução e a situação da produção
científica sobre franquia, buscando auxiliar na compreensão do tema,
abrindo novas oportunidades de estudos bibliométricos.
Abstract
This article aims to analyze the evolution of scientific literature about
franchises in the major periodicals of business administration in
Brazil. The research is characterized as bibliometric, and aims to
analyze the management j ournals classified as A2 and B1 in the
country. The sample is composed of t wenty-two articles that provide
online access. As a result, it is evident that the j ournals that most
contributed about franchises knowledge have been the Revista de
Administração da USP - RAUSP with six articles and Revista de
Administração Contemporânea - R AC, with five items, accounting for
50% of selected articles. It is also possible to realize that most of the
published articles have used a qualitative research method, and the
authors choose to use foreig n references, preferably in the English
language. Thus, this study contributes to present the developments a nd
the current situation of scientific literature on franchises in t he
country, seeking to help in understanding the topic as well as provide
new opportunities for posterior bibliometric studies.
Palavras-chave
Franquia. Produção Científica.
Pesquisa Bibliométrica.
Keywords
Franchising. Scientific literature.
Bibliometric research.
Revista Global Manager v. 15, n. 2, p. 84-99, 2015.
1 INTRODUÇÃO
As pesquisas sobre franquia estão em crescimento, seja no meio empresarial ou no
meio acadêmico, pois a busca pela compreensão sobre o tema é algo que está atraindo a
atenção, especialmente, dos estudiosos. Além disso, observa-se um crescente aumento no
número de artigos publicados em revistas especializadas e em revistas científicas com estudos
sobre as franquias e/ou sobre aspectos ligados a franquia, o que tem possibilitado uma maior
divulgação e conhecimento sobre o tema. Nota-se ainda, o aumento da competitividade e o
impacto das mudanças de um mercado instável e turbulento, exigindo das empresas
flexibilidade, rapidez e adaptação de forma constante para sobreviver (CUNHA; SCHEFFEL;
DUTRA; LEITE, 2011).
Neste sentido, os dados do setor indicam que as franquias brasileiras têm crescido de
forma considerável no Brasil (ABF, 2015). Desse modo, observa-se que haviam 678 franquias
em 2003, ao passo que em 2014 totalizaram-se 2.942 franquias, ou seja, ocorreu um
acréscimo de 2.264 franquias no Brasil durante o período. Do mesmo modo, o faturamento
cresceu no período, de 29 bilhões de reais para 127 bilhões de reais, correspondendo a um
acréscimo de 98 bilhões de reais.
Ao mesmo tempo, verifica-se uma evolução do número de unidades franqueadas, que
em 2003 contava com 56.564 unidades, passando para 125.641 unidades em 2014, o que
reflete um acréscimo de 69.077 unidades franqueadas no período. Esses dados também se
refletem na geração de emprego no setor, que cresceu de 509.076 em 2003 para 1.096.859
empregos em 2014.
Os estudos acadêmicos têm experimentado certo crescimento, embora inferior ao
crescimento dos resultados econômicos do setor. Além disso, os estudos têm indicado
algumas vantagens aos empresários sem experiência, quando adotam o sistema de franquia:
uso de uma marca conhecida, apoio operacional do franqueador, menor curva de aprendizado,
utilização de método de trabalho já testado e implantação e treinamento disponibilizados pelo
franqueador.
As vantagens permitem uma taxa de retorno mais rápida sobre seu investimento e um
grau de risco menor em relação a criação do negócio por conta própria. No caso do
franqueador, as vantagens envolvem: expansão da rede e da marca com recursos de terceiros,
economia de escala para sua produção, manutenção do controle das decisões da rede, maior
faturamento sem a necessidade de grandes investimentos ou custos operacionais e receitas

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