Como Estudar para a OAB

AutorAltair Altoff da Rocha
Ocupação do AutorPossui Graduação em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná e especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA
Páginas15-17

Page 15

1. 1 Técnicas de Estudo

A maneira de se estudar é muito particular, cada pessoa aprende de um jeito e a seu tempo, seja individual ou mesmo coletivamente. Sendo assim, fica claro que cada estudante aprende a seu modo, respeitando a sua inclinação e dentro de um ritmo e tempo próprios, distante às intervenções internas e/ou externas. Primeiro, você candidato ao ingresso na OAB, procure por um conhecimento intrínseco da sua forma, na captação e assimilação do conhecimento. Segundo, a maneira de como transmitir tudo aquilo que aprendeu nas suas leituras.

Algumas pessoas conseguem estudar horas seguidas, quase sem descanso, que, por sinal, é considerada uma atitude nada sadia; outras pessoas estudam tão somente um período mais curto, uma hora do seu dia. Esclareça-se que o mais importante não é o tempo de estudo, mas, sim, a qualidade daquilo que lê assimila, pois não adianta estudar horas seguidas e não ter uma aprendizagem.

O importante é o estudante abrigar-se em um lugar agradável, que não haja distração, e que possa desfrutar de seus estudos com total qualidade.

Quanto ao ambiente deve ter cuidado com a iluminação, cadeira, espaço, barulhos externos e outras peças que possam interferir na aprendizagem.

O estudo deve ser programado levando-se em consideração o tempo do estudante, quanto maior o tempo, maior o conteúdo estudado, mas, como já foi mencionado, necessário é a QUALIDADE do que foi lido, ou seja, não passe para outro ponto antes de ter assimilado o anterior. Calcule com vagar o tempo disponível ao estudo, pois não se deve acumular a hora final de um possível trabalho externo que a pessoa possui, com as horas dedicadas ao estudo para Exame da OAB. Dedique-se a um pequeno ‘relax’ após a alimentação, numa boa e mente tranquila.

Se voltar a estudar à noite, não o faça "atravessando" todo o período noturno. O estudo pode ser dividido, ou seja, de duas a três horas na parte da manhã, idem no período da tarde e, à noite, se absolutamente necessário, no máximo de três horas, sempre com um intervalo de 10 a 15 minutos por hora. Tudo isso em conjunto deixará o estudante mais seguro, certo na sua vitória.

Page 16

Acontece que, se o candidato ao Exame acumular MUITAS HORAS de estudo, quase em seguida uma hora da outra, ou seja, acordar e levantar da cama, "pegar firme" logo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT