Um modelo estilizado da produção de serviços: aplicação empírica a uma amostra de bibliotecas no Rio de Janeiro 2000 - 2007

AutorFrederico A. de Carvalho - Marcelino José Jorge - Marina Filgueiras Jorge - Mariza Russo - Nysia Oliveira de Sá
CargoUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Nacional da Propriedade Industrial-Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Páginas103-122
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Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 18, n. 37, p.
103-122, mai./ago., 2013. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n37p103
Um modelo estilizado da produção de serviços:
aplicação empírica a uma amostra de bibliotecas
universitárias no Rio de Janeiro 2000 2007
A stylized model of library services production: empirical
analysis of a sample of academic libraries in Rio de Janeiro
2000 2007
Frederico A. de CARVALHO
1
Marcelino José JORGE2
Marina Filgueiras JORGE3
Mariza RUSSO4
Nysia Oliveira de SÁ5
RESUMO
Embora reduzidas em número, as aplicações de modelos originados na área de Operações ao
caso de bibliotecas estão registradas na literatura. Este trabalho adota uma visão estilizada em
que a produção de serviços é representada como simples transformação de insumos em
produtos, sem atentar para a especificidade dos processos produtivos envolvidos. O principal
objetivo do trabalho é examinar empiricamente como essa transformação ocorre, focalizando
como se comportam os elos entre insumos e produtos a o longo do período de análise. O exame
empírico se apóia em dados secundários, coletados de uma amostra repres entando mais de 80%
do universo das bibliotecas de uma IFES no Rio de Janeiro entre 2000 e 2007. Com auxílio da
técnica multivariada da Correlação Canônica foi possível identificar associações significativas
entre grupos de insumos e de produtos. Os resul tados mostram que esses grupos se interligam a
um nível de significância inferior a 5% e que a medida chamada de redundância cruzada quase
sempre excedeu 50%, podendo ser considerada uma boa indicação de poder explicativo, uma
vez que os dados se r eferem a cross sections anuais. Dentre os elos insumo-produto
identificados como significativos, o efeito quantitativamente dominante reflete a c ombinação
dos três insumos a saber, pessoal, acervo e espaço enquanto que a área ocupada aparece de
novo, isoladamente, como segunda dimensão significativa.
1 Universidade Federal do Rio de Janeiro - fdecarv@msn.com
2 Fundação Oswaldo Cruz - marcelino.jorge@ipec.fiocruz.br
3 Instituto Nacional da Propriedade Industrial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e
Comércio - marinafj@inpi.gov.br
4 Universidade Federal do Rio de Janeiro - mariza.russo@facc.ufrj.br
5 Universidade Federal do Rio de Janeiro - nysia@facc.ufrj.br
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
ARTIGO
Recebido em:
22/05/2012
Aceito em:
02/08/2013
v. 18, n. 37, 2013.
p. 103-122
ISSN 1518-2924
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PALAVRAS-CHAVE: Operações em Serviços. Serviços em Bibliotecas. Bibliotecas universitárias
Brasil. Correlação Canônica.
ABSTRACT
The approac h to library services provided in the literat ure on Service Operations and Service
Management has long been acknowledged. In this paper we take the generic view that library
services production may be seen as the transformation of inputs into outputs as argued in that
literature. The main o bjective of the paper is to empirically examine how does the
transformation take place along time. We collected d ata on a convenience sample of 37 library
units pertaining to a fed eral university in Brazil during 2000-2007 and then applied Canonical
Analysis to identify significant links among inputs and outputs. Results show that - for each year
as well as for the whole time period - two significant (p < 5%) correlations were obtained and
that the yearly measure of cross redundancy varied between 51% and 67%, a quite good
explaining power since data come from a cross section of observational units Among the
estimated links the dom inant one indicates the complete combination of thre e inputs, while
space appears alone as a second significant dimension.
KEYWORDS: Service Operations. Library Services. A cademic Libraries Brazil. Canonical
Correlation Analysis.
1 INTRODUCÃO
A análise dos serviços prestados por unidades de informação,
especialmente as bibliotecas, com base em modelos oriundos da literatura sobre
Gestão de Operações (ver, por exemplo, Corrêa e Caon, 2002), vem de há muito
sendo reconhecida como um caminho para que a literatura biblioteconômica
possa tirar proveito de um conjunto de conhecimentos hoje quase centenário
(ver, por exemplo, Santos, 2000, ou Santos, Fachin e Varvakis, 2003). Nesse
conjunto encontram-se tanto modelos normativos, quanto positivos, geralmente
combinando abordagens teóricas e empíricas.
O principal objetivo deste trabalho é mostrar como um modelo simples
de insumo-produto pode ser usado para examinar empiricamente como ocorre
a transformação de recursos em resultados, convenientemente definidos. Esse
exame empírico permitirá responder de modo específico e empírico àseguinte
questão dada uma lista selecionada de insumos e produtos de bibliotecas, é

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