O estágio em Administração: práticas sistematizadas ou sistêmicas?

AutorEmir José Redaelli
CargoEngenheiro e Advogado
Introdução

O estágio supervisionado, de acordo com a legislação vigente, é parte das atividades de aprendizagem profissional, social e cultural, que devem ser vivenciadas pelo estudante no Curso de Administração. No entanto, sua aplicação tem causado uma série de polêmicas porque muitos julgam que, com a execução das obrigações de achar uma organização para trabalhar ou estagiar e, assim, ter como comprovar o número de horas exigidas, o aluno concretiza o estágio. Até porque, como já se relatou em diversas experiências de estágios, o aluno se coloca à disposição em alguma entidade, muitas vezes inclusive até para serviços que nada têm a ver com a sua área de estudos, cumprindo uma carga horária prevista, mas sem estar aproveitando nada que utilize os conhecimentos adquiridos na sua formação.

Também é certo que os alunos reconhecem a importância e a necessidade do estágio curricular. "De acordo com as expectativas geradas, ele tende a assumir um caráter investigatório, científico e seu resultado poderá ser apresentado em forma de monografia ou relatório, como fator de contribuição para a qualidade do ensino universitário" (Bianchi, 2002, p. 13).

Por óbvio, num mercado altamente competitivo e sinérgico como neste em que nos encontramos imersos, e como "ensinantes" da ciência da administração, já não é mais cabível que, simplesmente, façamos dos estágios o cumprimento de uma obrigação curricular, fim único para obtenção de um diploma. O estágio, neste contexto, pode ser uma oportunidade ímpar de aplicação e conversão de todos os conhecimentos aprendidos durante o curso em melhorias na inserção profissional do aluno, criando valor percebido na sua atuação.

A partir dessa visão de contexto e inserção profissional, no curso de administração da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), procurouse organizar uma metodologia de estágios que dessem suporte à proposta de embasamento generalista polivalente na formação do administrador, com competências e habilidades específicas estruturadas nas áreas de comércio internacional, análise de sistemas, recursos humanos e marketing.

Assim, e em decorrência do projeto políticopedagógico do Curso de Administração, considerase de extrema importância que os profissionais formados na FSG embasem suas competências e habilidades em uma educação pela pesquisaação, com diagnósticos estruturados em cada área central da organização na qual o estagiário se insere, como canal de interconexão entre teoria e prática, ambas pautadas em fundamentos científicos e éticos, porquanto comprometidos com as necessidades sociais e econômicas da comunidade na qual a IES (Instituição de Ensino Superior) está inserida.

Com isso, pretendese valorizar o estágio acadêmico como atividade pedagógica e como um momento único na demonstração dos conhecimentos adquiridos durante a formação do aluno, convertidos em melhores práticas, na conversão de seu projeto de estágio numa proposta de intervenção com valor reconhecido pela entidade objeto da investigação, projetando inclusive as habilidades do estagiário na solução de problemas de forma sistematizada e formalmente embasada, mas na dimensão sistêmica de ação e repercussão.

Definições conceituais

Ao explicitar a normatização das práticas, os estágios supervisionados, as atividades complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, considerandose as necessidades específicas do Curso de Administração - formação do administrador, buscamse definições no Parecer CNE/CES nº 072/2002, que preconiza serem os estágios supervisionados conjunto de atividades de formação, obrigatórios em todos os perfis do Curso de Administração que procuram assegurar a consolidação e articulação das competências estabelecidas.

A Lei Federal nº 6.494, de 7 de dezembro de 1977, regulamentada pelo Decreto nº 87.496, de 18 de agosto de 1982, dispõe em seu Anexo I sobre os estágios de estudantes de estabelecimentos de ensino superior.

A Resolução s/n, do Conselho Federal de Educação, de 8 de julho de 1966, fixa os mínimos conteúdos e duração do curso de graduação em administração e estabelece, em seu Artigo 2º, a obrigatoriedade, para a obtenção do diploma, de realização de estágios supervisionados.

Como definição conceitual, o estágio supervisionado constituise de um conjunto de atividades de aprendizagem profissional, social e cultural, vivenciadas pelo aluno...

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