O escritor migrante e a ficção diaspórica

AutorShirley de Souza Gomes Carreira
CargoDoutora em Literatura Comparada, pela UFRJ. Pós-doutora em Literaturas de Língua Inglesa, UERJ
Páginas44-59
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O escritor migrante e a ficção diaspórica
The migrant writer and the diasporic fiction
Shirley de Souza Gomes Carreira1
RESUMO
Em Imaginary Home lands, Salman Rushdie afirma que escritores migrantes, como
ele, que pertencem a dois mundos ao mesmo tempo, posto que têm sido
transportados através do mundo, são homens traduzid os. O homem híbrido está na
confluência das misturas, das transformações, nas combinações de novas culturas,
idéias e políticas. É, portanto, um homem que não pode pensar em si mesmo como
o fruto de uma identidade condicionada ao que Marc Augé denomina “lugar
antropológico”. Este artigo analisa o romance Fúria, de Salman Rushdie, a fim de
demonstrar como a obra retrata a questão da identidade do ponto de vista de um
escritor migrante.
Palavras-chave: Identidade. Migração. Representação.
ABSTRACT
In Imaginary Homelands, Salman Rushdie says that migrant writers, who belong to
different worlds and have been transported through the world, are translated men. A
hybrid man is in the confluence of blending, changes and in the c ombination of new
cultures, ideas and policies. Thus, he is a man that cannot think of himself as being
the product of an identity that is conditioned to what Marc Augé defined as
“anthropological place”. This article focuses on the novel Fury, by Salman Rushdie,
in order to show how it portrays the issue of identity from the migrant writer’s
viewpoint.
Key Words: Identity. Migration. Representation.
1 Doutora em Literatura Comparada, pela UFRJ. Pós-doutora em Literaturas de Língua Inglesa,
UERJ,
Coordenadora do Curso de Letras da UNIGRANRIO.
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1. INTRODUÇÃO
Ao longo dos séculos, a migração tem sido interpretada como uma condição
natural da experiência humana e os múltiplos processos de aculturação dos
indivíduos migrantes têm sido alvo de inúmeras pesquisas científicas de áreas tais
como a Sociologia, a Antropologia e, mais recentemente, a Literatura.
No contexto da globalização, a migração assume o caráter de fenômeno
sociocultural contemporâneo, muito embora não se possa ignorar seu papel
preponderante em períodos críticos da história humana, como, por exemplo, na
segunda metade do século XX, quando a Europa, devastada pela Segunda Guerra
Mundial, necessitou de mão-de-obra estrangeira para tornar possível a reconstrução
dos países envolvidos no c onflito bélico. Esse, dentre outros f atores, concorreu para
recompor as relações entre os chamados países “centrais” e os “periféricos”.
Esse processo migratório propiciou a formação de “enclaves” étnicos
minoritários no interior dos estados-nação do Ocidente, levando a uma “pluralização”
de culturas e identidades nacionais.
O antigo quadro de homogeneidade e de proximidade com a cultura
ocidental, observado antes do início dos grandes fluxos migratórios, se reverteu,
dando lugar à heterogeneidade que, à medida que os imigrantes temporários
tornaram-se residentes estáveis, veio a gerar um comportamento xenofóbico em
alguns países.
A diversidade cultural não se manifestou apenas nas práticas sociais, mas
também em uma f orma específica de escrita que, mais tarde, veio a ser reconhecida
como “literatura de migração”. Essa literatura express ava os estágios de aculturação
pelos quais passavam os migrantes. Se, por um lado, uma boa parte das obras
assim rotuladas refletia a assimilação da cultura dos países de adoção, por outro
lado, havia, igualmente, uma literatura de migração que a ela resistia, primando por
uma característica s audosista e pelo culto às raízes. Mais recentemente, observou-
se o fenômeno da transculturação2, termo criado pelo antropólogo Fernando Ortiz
(1940) e retomado nos estudos literários por Angel Rama. Esse fenômeno deu
2 O antropólogo cubano Fernando Ortiz criou o t ermo “transculturação” para definir um modo
de aculturação em que ambos os segmentos se modificam, gerando novas configurações identitárias.

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