Escolarização, Capital Cultural e Competência em Informação: reflexões acerca do envolvimento da tríade no desenvolvimento social dos sujeitos

AutorVânia Lúcia Coelho - Marcia Regina da Silva
CargoBacharel em Biblioteconomia e Ciências da Informação e da Documentação pela USP Ribeirão Preto - Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Páginas14-24
14
v. 24, n. 54, 2019.
p. 14-24
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 24, n. 54, p. 14-24, jan./abr.,
2019. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2019v24n54p14
Escolarização, Capital Cultural e Competência em Informação:
reflexões acerca do envolvimento da tríade no
desenvolvimento social dos sujeitos
Schooling, Cultural Capital and Information Literacy: reflections about the
triad's involvement in the subject’s social development
Vânia Lúcia COELHO (vaniacoelho5@hotmail.com)*
Marcia Regina da SILVA
(dejania@unemat.br)**
* Bacharel em Biblioteconomia e Ciências da Informação e da Documentação pela USP Ribeirão Preto;
mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos.
** Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e credenciada no Programa de Pós-
Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar (PPGCTS/UFSCar).
Resumo
É por meio da capacidade de aprender a aprender, do conjunto de habilidades que constitui o processo de competência
em informação que se pode aproveita r o potencial de circulação de informações dentro e fora da web. Entretan to, um
prévio acesso a recursos escolares, culturais e informac ionais torna-se indispensável. De natureza bibliográfica e
exploratória, este artigo a borda as relações entre o conjunto de capitais potencialmente acumulados pelos sujeitos ao
longo de sua trajetória, seu processo de escolarização e a capacidade de se tornar “competente” no uso de informações
e conhecimento. Para tanto, o referencia l teórico fundamenta-se nos Estudos Sociais da Ciência e da Informação de
forma analisar processos sociais e info rmacionais como os de “Capital Cultural” e “Competência em Informação”, que
estariam intrinsecamente envolvidos no acesso competente à informação. A conclusão é a de que esses processos
desenvolvidos pelas pessoas são determinantes no uso efetivo de fontes confiáveis de informação, promovendo
autonomia no desenvolvimento de conhecimentos e contribuindo para o desenvolvimento social dos cidadãos.
Palavras-chave: Capital Cultural. Competência em Inf ormação. Escolarização. Desenvolvimento Social.
Abstract
It is through the ability to learn to learn, from the set of skills that constitute the process of information
literacy that one can take advantage of the potential of circulation of information inside and outside the
web. However, prior access to school, cultural and information resources becomes indispensable. Of a
bibliographical and exploratory nature, this article discusses the relations between the set of capitals
potentially accumulated by the subjects along their trajectory, their schooling process and the ability to
become "competent" in the use of information a nd knowledge. For this, the theoretical framework is based
on the Social Studies of Science and Information to analyze social and informational processes such as
"Cultural Capital" and "Information Lit eracy", which would be intrinsically involved in the competent access
to information. The conclusion is that these processes, acquired and developed by the subjects, are
determinant in the effective use of reliable sou rces of information, promoting autonomy in the acquisition
of knowledge and contributing to the socia l development of the citizens.
Keywords: Cultural Capital. Competence in informa tion. Schooling. Social development.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido
em:
26/09/2017
Aceito em:
28/11/2018

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT