Considerações para uma política de periódicos jurídicos

AutorPaulo Daflon Barrozo
Ocupação do AutorProfessor da Boston College Law School
Páginas177-190
CONSIDERAÇÕES PARA UMA POLÍTICA
DE PERIÓDICOS JURÍDICOS
PAULO DAFLON BARROZO3
Em resposta a consulta formulada pela Escola de Direito — Fundação Getulio
Vargas — Rio de Janeiro, Brasil
Newton, MA, E.U.A.
A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas solicita
parecer sobre (A) situação dos periódicos jurídicos nos E.U.A. e, com menor
ênfase, na Europa e (B) estrutura analítica que possa ser útil à Escola na formu-
lação de sua própria política de publicações, bem como def‌i nição de posição a
tomar com vistas a contribuir para uma política nacional de periódicos jurídicos.
Segue o parecer, organizado em quatro partes.
I — Modelos Clássicos de Periódicos Jurídicos nos E.U.A. e Europa
Periódicos jurídicos modernos surgiram na Europa como veículos de especí-
f‌i cas escolas de pensamento jurídico, preocupadas em promover e compilar
literatura produzida no âmbito dos paradigmas de pensamento que as def‌i nia.
Em contraste, nos Estados Unidos, periódicos jurídicos surgiram como orga-
nizações estudantis (a Harvard Law Review publicou seu primeiro número em
1887, fundada por um célebre ex-aluno, Louis Brandeis, e estudantes de então),
motivadas a criar veículo que promovesse literatura inovadora em relação à
tradição de pensamento jurídico conceitual europeu que dominava os estudos
jurídicos nos Estados Unidos até as primeiras décadas do século XX. A visão
dos estudantes nos Estados Unidos era, portanto, e ao contrário daquela dos
fundadores de periódicos jurídicos na Europa desde o século XIX, mais reativa
do que propositiva, o que permitiu aos periódicos que fundavam adotar visão
pluralista sobre paradigmas de teorização e análise jurídica.
3 Professor da Boston College Law School. Doutor em ciência política pelo IUPERJ e em di-
reito pela Harvard Law School. Foi Clark Byse Teaching Fellow, Landon H. Gammon Fellow
e Graduate Fellow in Jurisprudence na Harvard Law School e Lecturer in social thought
na Harvard University, posição em que recebeu o Stanley Hoffman Prize for Excellence in
Teaching. Suas publicações mais recentes podem ser acessadas estão disponíveis no link:
.

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