Interlocuções entre Psicologia e Direitos Humanos: práticas interventoras

AutorRafael de Oliveira Rodrigues - Soraia Georgina Ferreira de Paiva Cruz
CargoUniversidade Estadual Paulista-Assis, Assis/SP, Brasil
Páginas198-210
198
RODRIGUES, Rafael de O.; CRUZ, Soraia G. F. de P. Interlocuções entre Psicologia e Direitos Humanos..
Interlocuções entre Psicologia e Direitos Humanos: práticas
interventoras
Dialogues between Psychology and Human Rights: intervening
practices
http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n2p198
Rafael de Oliveira Rodrigues e Soraia Georgina Ferreira de Paiva Cruz
Universidade Estadual Paulista-Assis, Assis/SP, Brasil
A presente pesquisa-intervenção foi desen-
volvida junto a adolescentes de um estabeleci-
mento de atendimento à infância e adolescência
consideradas de risco pessoal e social, situada
numa cidade no interior do Estado de São Paulo.
As práticas de atendimento que encontramos no
estabelecimento em questão visam à “prevenção”
de crianças e adolescentes que poderiam se tornar
delinquentes e futuros marginais, pois são selecio-
nados dentre as famílias mais pobres da periferia
da cidade em que está localizada a Instituição.
Nossa prática psicológica aqui relatada, entretanto,
foi pensada e colocada em prática com a discus-
são sobre Direitos Humanos e Cidadania que visa
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abrindo espaços para a diferença na relação com a
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no cenário urbano em que estão inseridos.
Palavras-chaves: Psicologia; disciplinarização;
direitos humanos.
This intervention research was developed
with adolescents of an establishment of care for
children and adolescents considered at personal
and social risk, in a city located in the state of São
Paulo. The care practices found in the mentioned
establishment are aimed at “prevention” of chil-
dren and adolescents who could become offenders
or future criminals, since they are selected from the
poorest families in the outskirts of the city where
the institution is located. Our psychological prac-
tice reported here, however, was conceived and put
into practice from the discussion on Human Rights
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sidered deviation from the norm, opening spaces
for the difference in relation to otherness and to
the policy statement of these bodies in the urban
setting within which they are inserted.
Keywords: Psycology; disciplining; human rights.
Introdução
A presente pesquisa-intervenção foi desenvolvida junto a adolescentes de
um estabelecimento de atendimento à infância e adolescência consideradas
de risco pessoal e social, situada numa cidade no interior do Estado de São
Paulo. A referida entidade constitui-se atualmente como uma Organização
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e caritativo, com forte cunho religioso, sendo mantida por parcerias estatais e
com algum auxílio da comunidade local.
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tólico que se propunha a oferecer um espaço para as crianças e adolescentes
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que a rua era a “escola do mal” (FREI, s/d).

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