Dimensões negligenciadas

AutorFlávio Marcos Silva Sarandy
CargoSociólogo; Professor; Conselheiro Editorial de Panóptica
Páginas354-356

Page 354

O que é ser um profissional do Direito?

Essa pergunta vem a propósito de recentes eventos que colocam em cheque a credibilidade do nosso sistema de justiça, a exemplo do envolvimento de juízes em escândalos diversos, como venda de liminares, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e até mesmo encobrimento de trabalho escravo. Assim demonstra pesquisa encomendada pela Ordem dos Advogados do Brasil e realizada pelo instituto Toledo & Associados, em 2003, na qual 38% dos entrevistados disseram desconfiar do Poder Judiciário. Números bem mais alarmantes podem ser encontrados em outras pesquisas.

É evidente que se trata de problema complexo. A despeito de outros fatores históricos, culturais e propriamente sociológicos, creio ser oportuno discutir a formação que temos oferecido aos futuros profissionais do campo.

Ao menos duas dimensões inerentes à prática profissional vêm sendo esquecidas, propositalmente ou não. Dimensões que se entrecruzam, interdependentes. Poderíamos descrevê-las pelas assertivas “o profissional do direito deve pensar o mundo” e “o profissional do direito deve assumir um papel político”. A primeira refere-se à dimensão epistemológica, a segunda à dimensão da prática social.

O profissional do direito deve pensar o mundo. Seja porque o direito não existe num vácuo, como se suspenso num vazio, seja porque o seu profissional se envolve com dilemas que não raro exigem dele conhecimentos especializados para melhor embasar sua posição, um operador do direito antes de tudo deve ser um sujeito capaz de pensar o mundo, para interpretá-lo e compreendê-lo em suas variáveisPage 355 estruturantes e dinâmicas fundamentais. Como campo institucional e como campo do saber o direito está conectado a outras instituições e a outros saberes constituídos, agindo e reagindo sobre eles; poderíamos dizer, de modo contextualizado e de algum modo refletindo eventos que ocorrem em diversas áreas da vida social. Direito ambiental, direito do consumidor, direito da criança e do adolescente, direito de empresas, direito previdenciário etc. São várias as denominações que nos dão conta das ramificações do campo nos mais diversos setores e que tocam questões por vezes urgentes de nossa sociedade. Mesmo os direitos civil e penal dizem respeito a algo muito concreto da vida coletiva, porém às vezes ensinados somente em suas minúcias legalistas e pendengas doutrinárias de alto teor abstrato.

Um profissional do direito...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT