A evolução ou estagnação do ensino superior nas escolas de direito no Brasil

AutorDouglas Viola Barbosa e Edmila Montezani
Páginas47-62
RESUMO
As técnicas de ensino e aprendizado contemporâneas e a utilização das novas
tecnologias em sala de aula vêm sendo amplamente discutidas, no que diz respeito ao
entendimento e crítica do conteúdo. Muitas escolas de Direito e seu corpo docente, em
pleno século XXI, ainda mantêm praticamente os princípios de memorização e repetição
utilizados na época dos jesuítas, abusando da explanação de conteúdos e de sua
memorização. Visando a melhor qualificação das técnicas de ensino-aprendizado dos
cursos de Direito no Brasil, ressaltamos neste trabalho a importância de se ter um bom
projeto pedagógico das Escolas de Direito que funcione na prática, já que o conteúdo ou
grade curricular nas instituições de ensino já é previamente determinado.
Palavras-Chave: ensino; direito; universidades.
1Douglas Viola Barbosa
2Edmila Montezani
A evolução ou estagnação do ensino superior
nas escolas de direito no Brasil
1Graduado em administração de empresas pela FEA-USP. Pós-Graduado em Business Economics pela FGV-
SP. Aluno de graduação em Direito pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus – SP.
2Mestre em aplicações estatísticas em tecnologia nuclear – USP. Professora universitária da universidade
Anhembi Morumbi e de pós-graduação MBA Business School São Paulo.
ABSTRACT
The techniques of contemporary teaching and learning and the use of new technologies
in the classroom have been widely discussed, with regard to the understanding and
critique of the content. Many law schools and their faculty, in full XXI century, still
retains almost the principles of memorization and repetition used at the time of the
Jesuits, abusing the explanation of content and its memorization. With a view at better
qualification of the teaching-learning techniques of the law courses in Brazil, in this
paper we emphasize the importance of having a good educational project of Law
Schools that work in practice, since the content or curriculum in educational institutions
is already pre-determined.
Keywords: teaching; law; universities.
The evolution or stagnation of education in
law schools in Brazil

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT