O ensino dos CPCs nos cursos de ciências contábeis em instituições de ensino superior do Brasil

Autor:Diego Saldo Alves - Clóvis Antônio Kronbauer - Ernani Ott - João Luis Peruchena Thomaz
Cargo:Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Doutor em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Sevilha, Espanha - Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade de Deusto, Espanha - Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Páginas:48-70
RESUMO

Este estudo tem como objetivo analisar se os conteúdos de contabilidade constantes nos currículos dos cursos de ciências contábeis em instituições de ensino superior (IES) no Brasil estão alinhados com os Pronunciamentos Técnicos (CPC), que têm origem nas normas internacionais de contabilidade. A amostra é formada por 105 instituições de ensino superior do Brasil que oferecem o curso de ciências... (ver resumo completo)

 
TRECHO GRÁTIS
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n32p48
48
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v.14, n. 32, p. 48-70,
maio/ago. 2017
O ensino dos CPCs nos cursos de ciências contábeis em instituições de
ensino superior do Brasil
Teaching of CPCs in accounting courses in higher education institutions in Brazil
Enseñanza del CPCs en cursos de contabilidad en instituciones de educación superior de
Brasil
Diego Saldo Alves
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Professor do Curso de Graduação em Ciências Contábeis na Universidade Feevale
Endereço: ERS-239, 2755, Vila Nova
CEP: 93525-075 Novo Hamburgo/RS Brasil
E-mail: diego.acta@gmail.com
Telefone: (51) 981360510
Clóvis Antônio Kronbauer
Doutor em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Sevilha Espanha
Professor do PPG de Ciências Contábeis na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Endereço: Av. Unisinos, 950, Cristo Rei
CEP: 93022-000 São Leopoldo/RS Brasil
E-mail: clovisk@unisinos.br
Telefone: (51) 3591-1122
Ernani Ott
Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade de Deusto Espanha
Professor do PPG de Ciências Contábeis na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Endereço: Av. Unisinos, 950, Cristo Rei
CEP: 93022-000 São Leopoldo/RS Brasil
E-mail: ernani@unisinos.br
Telefone: (51) 3591-1122
João Luis Peruchena Thomaz
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Professor do Curso de Graduação em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Pampa
Endereço: Av. General Osório, 900, Centro
CEP: 96400-100 Bagé/RS Brasil
E-mail: jlthomaz@tradecontabil.com.br
Telefone: (53) 3240-5400
Artigo recebido em 24/03/2016. Revisado por pares em 29/08/2016. Reformulado em
15/03/2017. Recomendado para publicação em 26/05/2017 por Carlos Eduardo Facin Lavarda
(Editor-Chefe). Publicado em 31/08/2017.
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ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v.14, n. 32, p. 48-70 maio/ago. 2017
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar se os conteúdos de contabilidade constantes nos
currículos dos cursos de ciências contábeis em instituições de ensino superior (IES) no Brasil
estão alinhados com os Pronunciamentos Técnicos (CPC), que têm origem nas normas
internacionais de contabilidade. A amostra é formada por 105 instituições de ensino superior
do Brasil que oferecem o curso de ciências contábeis na modalidade presencial e que
disponibilizaram suas ementas e/ou conteúdos programáticos. As análises dos dados basearam-
se em tabelas, gráficos e quadros, embasados em técnicas de estatística descritiva e também
avaliação de diferenças de médias de aderência por região, organização acadêmica e categoria
acadêmica. Conclui-se, neste estudo, que as IES no Brasil pertencentes à amostra possuem
baixa aderência em relação aos CPCs, o ensino da contabilidade harmonizado aos padrões
internacionais necessita de melhorias que contemplem um número maior de CPCs nos
conteúdos programáticos das IES.
Palavras-chave: Ensino; Contabilidade; Normas Internacionais; CPC
Abstract
This study aims to analyze whether the accounting content in the curricula of Accounting
courses in higher education institutions in Brazil are aligned with the Technical
Pronouncement CPC which origins are the international accounting standards. The research
is classified as descriptive, documentary, qualitative and quantitative. The sample consists of
105 higher education institutions in Brazil that offer the Accounting course in classroom mode
and publish their syllabus and/or program content on their web sites or through e-mail by the
coordinators of Accounting courses. The analysis of the data relied on tables, graphs, charts,
based on descriptive statistics and also evaluation of differences in means of adherence by
region, academic organization and academic category. It is concluded in this study that IESs
in Brazil belonging to the sample have low adherence in relation to CPCs.
Keywords: Education; Accounting; International Standards; CPC
Resumen
Este estudio tiene como objetivo analizar si el contenido de la contabilidad constante en los
planes de estudio de los cursos en ciencias contables en las instituciones de educación superior
(IES) en Brasil, están alineados con la Resoluciones Técnicas (CPC), que se originan en las
normas internacionales de contabilidad. La muestra se compone de 105 instituciones de
educación superior en Brasil que ofrecen el curso de contabilidad en la modalidad presencial
y ofreciendo sus menús y / o programa de estudios. Análisis de datos se basan en tablas,
gráficos, basado en la estadística descriptiva y también mediante una evaluación de las
diferencias de medias de adhesión por regiones, la organización académica y la categoría
académica. La conclusión, en este estudio, que las IES en Brasil perteneciente a la muestra
tienen una baja adhesión con respecto a CPC, de la enseñanza de la contabilidad armonizada
con los estándares internacionales requieren mejoras que incluyen un mayor número de CPC
en el contenido de la IES.
Palabras clave: Educación; Contabilidad; Normas Internacionales; CPC
1 Introdução
O progresso econômico exige profissionais qualificados para atuarem nas empresas; em
consequência desse progresso, os profissionais necessitam de boas condições de ensino para a
sua formação (PELEIAS et al., 2007).

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