O ensino a distancia e as tendencias da apropriacao dos fundamentos do Servico Social/Distance learning and trends in the appropriation of the foundations of Social Work.

AutorSilva, Antonio Israel Carlos da

Introducao

Neste artigo discutimos a problematica do ensino a distancia (EaD) na formacao profissional em Servico Social e suas repercussoes no estudo dos fundamentos teorico-metodologicos da profissao. Para tanto, realizamos revisao de literatura em autores que discutem a politica educacional e a formacao profissional em Servico Social no Brasil. Fizemos, tambem, pesquisa documental no Guia de percurso do estudante de Servico Social (2013), da Universidade do Norte do Parana (Unopar), equivalente ao projeto politico-pedagogico da referida instituicao, no sentido de identificar as mediacoes pedagogicas que envolvem a apreensao do conhecimento na formacao profissional.

Alem da introducao e das consideracoes finais, o artigo esta divido em dois itens. No primeiro, discutimos a concepcao de fundamentos historicamente elaborada pelo Servico Social brasileiro; e, no segundo, problematizamos o ensino a distancia e as dificuldades no estudo dos fundamentos na formacao profissional.

O debate apresentado neste artigo surge no cenario de ampliacao de cursos de Servico Social no EaD. Do total de 451 cursos de Servico Social em funcionamento no Brasil, 379 sao ofertados no ensino privado e 72 no ensino publico. O EaD representa 33 cursos, ofertados em sua integralidade no ensino privado. Do total de 153.548 matriculas para o curso de Servico Social, 61% (92.781) ocorreram no EaD e 39% (60.767, sendo 17.747 no publico e 43.015 no privado) no ensino presencial (INEP, 2018).

Para darmos continuidade a discussao, temos que explicitar que certamente o Servico Social brasileiro vem sendo posto a prova pelas determinacoes macrossocietarias que o atingem. Pensemos aqui que o cenario de adensamento da crise organica do capitalismo contemporaneo incide sobre as diversas formas de expressao economica, social, politica, cultural e etica da vida social. Dessa maneira, como profissao inserida na dinamica propria de reproducao das relacoes sociais de classe, o Servico Social nao esta exilado das reverberacoes dessas transformacoes societarias, sobretudo ao identificarmos que, enquanto profissao que assume um determinado projeto profissional--alinhado a um projeto societario de combate e reversao da sociabilidade burguesa--, ve-se tensionado ante os compromissos de recomposicao da hegemonia burguesa.

Cabe ressaltar que, conforme Simionatto (1993), a concepcao de hegemonia discutida por Gramsci corresponde ao esclarecimento das relacoes entre infraestrutura e superestrutura, a forma como as classes sociais se relacionam e exercem as suas funcoes no bloco historico. No interior do bloco historico, as forcas dominantes sofrem a oposicao das forcas emergentes, dominadas, num movimento de luta pela construcao de uma nova ordem social. Ademais, falar de hegemonia implica discutir tambem a crise de hegemonia, que diz respeito ao enfraquecimento da direcao politica da classe no poder, ou, ainda, ao enfraquecimento da direcao politica e perda de consenso.

O enquadramento historico contemporaneo aprofunda os limites absolutos do capitalismo e suas crises (MESZAROS, 2008), incidindo sobre a mundializacao e enraizamento da logica neoliberal na producao objetiva e subjetiva das classes sociais, com impactos brutais na periferia do capitalismo. O cenario expressa um amplo movimento de regressao civilizatoria (MOTA, 2017), que atinge o modo de ser e de existir das classes sociais, ampliando o arco de expropriacoes da forca de trabalho, readequando os padroes de protecao social e retirando direitos sociais.

E nesse cenario que a formacao dos(as) trabalhadores(as) vem sendo permeada pela perspectiva de disseminacao de praticas sociais que inibem o confronto de projetos antagonicos de sociedade. Alem disso, essas praticas estimulam a conciliacao de interesses de classe, fomentando um associativismo desmedido, despolitizando os potenciais de disputas de hegemonia.

A nosso ver, o EaD, no ensino de formacao graduada, expressa um mecanismo pedagogico inserido nas supostas medidas de democratizacao do acesso, vistas como compensatorias aos niveis de desigualdade social nas formacoes sociais concretas. Assume funcionalidade politicoideologica fundamental na conformacao de projetos classistas (NEVES, 2006), ao conseguirem dos segmentos subalternos o consentimento ativo ao novo modelo de educacao escolar. Isto e, conforme identificamos ao longo do artigo, as particularidades e legalidades pedagogicas do EaD (SILVA; AMARAL, 2019) alinham-se a formacao de intelectuais urbanos de novo tipo.

No bojo das mudancas em curso nos projetos educacionais e diante do cenario de descentralizacao administrativa e interiorizacao das politicas sociais, a racionalidade do empresariado da educacao apostou no curso de Servico Social como novo e estrategico "nicho de mercado". Dessa maneira, tensionou a formacao profissional ao movimento de supercapitalizacao e industrializacao do setor de servicos (MANDEL, 1982).

O novo gerenciamento das tecnologias da informacao e comunicacao (TICs) na educacao tem seu percurso relacionado as mudancas organizacionais no processo produtivo, sobretudo diante da passagem da predominancia do fordismo para o modelo de acumulacao flexivel (HARVEY, 1993). Este periodo corresponde ao estagio do desenvolvimento capitalista em que o uso da tecnica ganhou forca motriz, ainda mais intensa e funcional, atraves da informatizacao, reducao do capital variavel e flexibilizacao das relacoes e direitos do trabalho, demarcando novas formas de aviltamento da forca de trabalho.

Ademais, a problematica apresentada mantem relacao com o debate desenvolvido por Harvey (2014), ao discutir os processos tecnologicos como mediacao das novas configuracoes entre espaco e tempo. Nesse sentido, o avanco da tecnologia tem contribuido com a diminuicao das distancias geograficas, tornando a especialidade e a temporalidade do capital inseridas em uma ordem social mais dinamica. As amplas transformacoes nos transportes, na producao e na comunicacao permitiram que o acesso a informacoes instantaneas se desenvolvesse como imperativo a reproducao dos interesses das classes dominantes, agindo sob a base ideologica, politica e etica da vida social.

Em especial, o aprofundamento do projeto neoliberal nos seculos XX e XXI ganhou diretrizes de acao a partir da forca sociopolitica dos organismos internacionais, a citar Banco Mundial (BM), Organizacao das Nacoes Unidas para a Educacao, a Ciencia e a Cultura (Unesco) e Fundo Monetario Internacional (FMI), com a disseminacao de novas concepcoes de relacoes pedagogicas, sintonizadas a ampliacao das TICs nas praticas educativas. O EaD entrou no pacote de medidas, entendido como empreendimento que promoveria a ampliacao da formacao de professores para a educacao basica e para a formacao de novos bachareis, sobretudo nos cursos de ciencias humanas ou ciencias sociais aplicadas, na periferia do capitalismo.

O potencial de conversao do ensino em mercadoria rentavel operou a dinamizacao da economia em setores que, em paralelo, viram na mercantilizacao do conhecimento uma via de acesso a valorizacao do capital. E o caso da articulacao da educacao com o mercado editorial, as empresas de consultoria, gestao e confeccao de material didatico. Alem disso, com o objetivo de aperfeicoar a perspectiva da educacao como servico lucrativo no Brasil, o empresariado tem criado meios e estrategias para disputar a consciencia da classe trabalhadora.

Tendo isso em vista, segundo dados do Inep (2016), o avassalador processo de expansao do ensino privado corresponde atualmente a 87,5% do total das IES no pais, com participacao de apenas 12,5% do ensino publico.

Ademais, dados do Inep (2016) evidenciam ainda que o numero de matriculas de estudantes nos cursos de graduacao a distancia tem aumentado no Brasil, atingindo quase 1,4 milhao em 2015, o que representa 17,4% do total de matriculas na educacao superior. Enquanto o numero de matriculas no ensino presencial cresceu 2,3% entre 2014 e 2015, no EaD, a ampliacao foi de 3,9%. No cenario de financeirizacao da economia, os programas governamentais Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permitiram o estreitamento da relacao entre Estado e ensino privado no Brasil.

O sentido do empresariamento corresponde as medidas de racionalizacao administrativa...

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