O ensino contábil na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas

AutorFrancisco Felipe da Silva, Yuri Gomes Paiva Azevedo, Aneide Oliveira Araújo
Páginas188-210
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n36p188
188
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 188-210,
jul./set. 2018
O ensino contábil na perspectiva da aprendizagem baseada em
problemas
Accounting teaching in the problem-based learning perspective
La educación contable en la perspectiva del aprendizaje basado em problemas
Francisco Felipe da Silva
Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em
Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN
Professor do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Diocesana de Mossoró
Endereço: Rua Luiz Torquato da Silva, 20, Costa e Silva
CEP: 59.625-647 Mossoró/RN Brasil
E-mail: ffelipes@outlook.com
Telefone: (84) 99963-7913
Yuri Gomes Paiva Azevedo
Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e
Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)
Endereço: Av. Bandeirantes, 39000 - Monte Alegre
CEP: 14049-900 - Ribeirão Preto/SP - Brasil
E-mail: yuri_azevedo@live.com
Telefone: (84) 99113-2772
Aneide Oliveira Araújo
Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo
Professora do Curso de Ciências Contábeis e do Programa de
Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Endereço: Av. Salgado Filho, S/N - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Lagoa Nova
CEP: 59078-970 Natal/RN - Brasil
E-mail: aneide.ufrn@gmail.com
Telefone: (84) 99974-6137
Artigo recebido em 25/02/2017. Revisado por pares em 07/05/2018. Reformulado em
30/06/2018. Recomendado para publicação em 15/10/2018 por Carlos Eduardo Facin Lavarda
(Editor-Chefe). Publicado em 19/12/2018.
Francisco Felipe da Silva, Yuri Gomes Paiva Azevedo e Aneide Oliveira Araújo
189
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 188-210, jul./set. 2018
Resumo
Este estudo objetiva analisar a percepção dos mestrandos em Ciências Contábeis da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre a aplicabilidade, as competências
desenvolvidas e a postura docente no Problem-Based Learning (PBL) aplicado ao ensino de
Contabilidade. É uma pesquisa qualitativa, descritiva, na forma de estudo de caso, cujos dados
primários foram obtidos por meio de grupo focal, após a aplicação do estudo do caso “Qual é o
lucro? Quer que dê quanto?”, adaptado por Benjamim Júnior (2011) para o PBL. A análise de
conteúdo deu-se através da codificação aberta e axial, utilizando o Software ATLAS.ti 7®. Os
resultados evidenciam que o método pode ser aplicável a diversas disciplinas do curso de
Contabilidade, possibilitando a aquisição de conhecimentos interdisciplinares e da prática de
mercado. O problema proposto permitiu desenvolver conhecimentos em Contabilidade
Gerencial, Contabilidade Societária e Responsabilidade Social Corporativa, habilidades
relacionadas com solução de problemas, análise crítica, estudo independente, trabalho
autorregulado e comunicação, e atitudes de cooperação.
Palavras-Chave: Problem-based learning; Aprendizagem; Contabilidade
Abstract
This study aims to analyze the perception of Master’s students in Accounting Sciences of the
Federal University of Rio Grande do Norte about the applicability, skills developed and
teaching position in Problem-Based Learning (PBL) applied to accounting education. It is a
qualitative, descriptive research, in the form of a case study, whose primary data were obtained
through a focal group, after the application of the case study "What is the profit? “How much
do you want to give?” adapted by Benjamim Júnior (2011) for the PBL. Content analysis took
place through open and axial coding using ATLAS.ti 7® Software. The results show that the
method can be applied to several disciplines of the course of Accounting, enabling the
acquisition of interdisciplinary knowledge and market practice. The proposed problem allowed
to develop knowledge in Management Accounting, Corporate Accounting and Corporate Social
Responsibility, skills related to problem solving, critical analysis, independent study, self-
regulated work and communication, and cooperative attitudes.
Keywords: Problem-based learning; Learning; Accounting
Resumen
Este estudio tiene como objetivo analizar la percepción de los estudiantes de maestría de
Ciencias Contables de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte sobre sobre la
aplicabilidad, las competencias desarrolladas y la postura docente em el Problem-Based
Learning (PBL) aplicado a la enseñanza de la contabilidad. Se trata de una investigación
cualitativa, descriptiva, en forma de un estudio de caso, cuyos datos primarios se obtuvieron a
través de un grupo focal, luego de la aplicación del estudio de caso "¿Cuál es el beneficio?
¿Cuánto quiere usted?" adaptado por Benjamin Júnior (2011) para el PBL. El análisis de
contenido se realizó mediante codificación abierta y axial utilizando el software ATLAS.ti 7®.
Los resultados muestran que el método puede aplicarse a varias disciplinas del curso de
Contabilidad, permitiendo la adquisición de conocimientos interdisciplinarios y prácticas de
mercado. El problema propuesto permitió desarrollar conocimientos en Contabilidad
Gerencial, Contabilidad Corporativa y Responsabilidad Social Corporativa, habilidades
relacionadas con la resolución de problemas, análisis crítico, estudio independiente, trabajo
auto-regulado y comunicación, y actitudes cooperativas.
Palabras clave: Aprendizaje basado en problemas; Aprendizaje; Contabilidad

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT