Ensinar Pierre Bourdieu no 9-3: o que falar quer dizer

AutorFabien Truong
CargoDoutor em Sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (França), Professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade de Paris 8. É atualmente o responsável pelo mestrado MEEF SES (Sciences de l'éducation et de la formation ? Sciences économiques et sociales), que é uma preparação para o concursos para certifica...
Páginas280-291
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2019v18n41p280/
280280 – 291
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Ensinar Pierre Bourdieu no 9-3:
o que falar quer dizer1
Fabien Truong2
Resumo
Este artigo aborda o confronto entre a alta teoria social de Bourdieu e um público desarmado para
apropriar-se de sua visão sobre a dominação simbólica e a desigualdade social: os alunos imigran-
tes de classe baixa de escolas secundárias localizadas na periferia urbana em declínio da Grande
Paris. Através de um intenso trabalho de campo sociológico, proponho uma observação empírica
da recepção social da obra de Bourdieu. Questiona o risco de comportamentos sem sentido para
alunos e professores, já que a teoria de Bourdieu está indo contra o grão meritocrático necessário na
sala de aula e explora o signicado subjetivo da teoria da dominação para indivíduos dominados,
entre aceitação e negação. Este estudo mostra que, nos banlieues franceses é criado um sentimen-
to individual e precário de autoempoderamento.
Palavras-chave: Bourdieu. Reprodução. Meritocracia. Determinismo. Desigualdade.
Introdução
Eu gostaria de testemunhar aqui uma intrigante experiência social e
educacional, embora atual, porque institucionalizada e consagrada pelos
programas ociais, ou seja, o ensino da teoria da dominação e da reprodução
1 Este artigo foi publicado originalmente sob o título “Enseigner Pierre Bourdieu dans le 9-3: ce que parler veut dire”,
na Revue Socio-Logos, n. 5, 2010, disponível em: https://journals.openedition.org/socio-logos/2446#bodyftn12
(TRUONG, 2010). Agradecemos ao autor Fabien Truong e aos editores da revista pela graciosa autorização,
pela confiança na tradução e publicação do texto. Tradução de Amurabi Oliveira, professor da Universidade
Federal de Santa Catarina, Pesquisador do CNPq.
2 Doutor em Sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (França), Professor do Departamento
de Sociologia e Antropologia da Universidade de Paris 8. É atualmente o responsável pelo mestrado MEEF
SES (Sciences de l’éducation et de la formation – Sciences économiques et sociales), que é uma preparação
para o concursos para certificação de professor do ensino secundário na França na área de Ciências
Econômicas e Sociais.

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