Ensinando ética pós-humanista na faculdade de direito: as dimensões de gênero, cultura e raça na resistência dos estudantes
Autor | Maneesha Deckha |
Cargo | Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de Victoria/Canadá |
Páginas | 15-63 |
!∀
DI
E
TeachingposthumanistethicsinLawschooltherace
cultureandgenderdimensionsofstudentresistance
!∀#∃∃%&∀∋(∃)∗&∀
Professora“ssociadadaFaculdadedeDireitodaUniversidade
deVictoriaCanadáEmailmdeckhauvicca
Recebidoem“provadoem
REsteensaiodesaaasfronteirashegemônicashumanistasdo
Direitoaoanalisar osdesaosenvolvidos empadronizardisciplinas
póshumanistasnos currículos doscursos dedireito “ssuntospós
humanistasrelacionadosaoensinojurídicosãovistoscomomarginais
eindignosde sériadiscussãooubolsa deestudo“autoraidentica
osproblemas quepodemsurgir comaintrodução deconteúdos crí
ticospóshumanistasatravés desuaexperiênciano ensinodedireito
animalcomo umadisciplinaopcional ecomoparte deumadiscipli
na anual obrigatória sobre Direitos de Propriedade bem como na
realizaçãodeuma conferênciaanualcoordenadapor estudantesEla
argumentaque ospreconceitos relacionadosa gêneroraça eoutros
padrõesherdadosdosistemadeensinojurídicocomoumtodoimpe
demosestudantesdeadotaremdiscursosjurídicosnãohegemônicos
que desaem suas percepções acerca do Direito e seu papel Esses
preconceitoslevamàresistência eaodesaoàs discussõesdedireito
póshumanistasatémesmoaestudantes marginalizadosoualterna
R”D“
!#
tivos“autoraargumentaqueessespreconceitosinternalizadosque
constituemavisãodemundodosestudantes poderiamserenfrenta
dosatravés deuma formulaçãopedagógicasensível einovadora no
ensinodedisciplinaspóshumanistascomooDireito“nimal
P!Ensino Jurídico Direito“lternativo PósHuma
nismo
“This Essaychallenges laws hegemonichumanist bound
aries by analyzing the challenges involved in mainstreaming post
humanistsubjects into the legal curricula Posthumanist subjects in
legaleducation are perceived as marginal and unworthy of serious
discussionand scholarship The author identies the problems that
canariseinintroducingposthumanistcriticalcontentthroughherex
perienceofteachinganimallawasanoptionalcourseandasapartof
acompulsoryrstyearcourseonpropertylawandinadvisingonan
upperyearstudentledconferenceSheargues thatthebiasesrelated
togenderedracializedandotherwisedierentiatednormsinherited
bythelegaleducationsystemasawholeprecludestudentsfrom em
bracingnonhegemonic legaldiscoursesthat challengetheir percep
tionoflawand itsroleThesebiaseslead toresistanceandchallenge
totheposthumanistdiscussionsoflawevenbymarginalizedorout
siderstudentsTheauthorarguesthattheseinternalizedbiasesthat
constitutetheworldviewofthestudentscouldbeaddressed through
innovative and sensitive pedagogic formulation in the teaching of
posthumanistsubjectslikeanimallaw
KLegalEducation“lternativeLawPosthumanism
SIntrodução“lternativosnaFaculdadedeDireito“
intervençãoPósHumanistaEnfrentandoaresistênciaaoconteúdo
póshumanistaConclusõesNotasdereferência
Introdução
Odebatesobreo%+∀+,%moralejurídico dosanimaisaumen
tounosúltimosanosNomundojurídicoaquestãodaopressão
animalsetornouumafronteiradajustiçaeumnúmerocres
centedeprofessoresdefaculdadesdeDireitocontribuiparaeste
−.−∃#+,−oferecendodisciplinas sobreotema“ presençade
disciplinasquetêmcomo focooDireito“nimale otratamento
DI
jurídicodispensado aosanimais noscurrículos dasfaculdades
deDireitocanadenses nãoétãoincomumcomoantes“partir
de setefaculdades deDireitodentre asmais detrinta ao
redordopaísofereceramdisciplinassobredireitoanimaloutra
tamentojurídicodosanimaisEmboraasdisciplinasdeDireito
“mbiental tenham introduzido décadas atrás perspectivas
póshumanistasnasfaculdadesdeDireito elasdemodogeral
nãosefocamnosinteressesbásicosdosanimaisouconcebemos
animaisindividualmenteseparadosdosmembrosdesuaespé
cie“sdisciplinasdedireitoanimalsãodiferentesumavezque
elas tendem a fornecer uma crítica das teorias e perspectivas
humanistasounãomasnãocontestamasdimensõesespecistas
doDireitoedoimpactodessasdimensõesnosanimais“sdis
ciplinasde Direito “nimaltêm uma visãopóshumanista que
seestendeparaalémdoambientalismoeseconcentrano sofri
mentoetratamentodosanimaisindividualmente
Estatendêncianasfaculdades deDireitocanadensesquese
desenvolveainda maisrapidamente nasfaculdades deDireito
estadunidensesestá comprometidacomumaperspectivapós
humanista∀Oprestígio∋queosjuristaseasfaculdadesdeDireito
têmcomopúblicoemgeralseestendeparaoconteúdodasdis
ciplinasqueelesoferecemDireito“nimaleotratamentojurídi
codosanimaissãomaisconsideradoscomoassuntossériospara
ogrande público quandoas faculdadesde Direito osadotam
emseuscurrículos#
No entanto pode haver um custo para essas ofertas pós
humanistasdeessatendência decrescimentonãotornavisível
umcustopara osprofessoreseestudantesque trazemacrítica
póshumanistae quepode serresultadoda resistênciados es
tudantese às vezesdos administradores aopensamento crí
tico póshumanista que coloca em cheque práticas jurídicas e
culturaisfundamentaismas tambémascríticas humanistasda
“lterizaçãodosefeitosda leiOconteúdopóshumanistadesa
aatradiçãoeopensamentojurídicomastambémastradicio
naiscriticasfeministasantiracistasepóscolonialistasalémde
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO