Ensinando estudantes de empreendedorismo a praticar inovação: uma abordagem baseada na experiência guiada no cérebro

AutorRonald Jean Degen
CargoInvited Professor FGV-EBAPE and HSM Educação, Electronic Engineer from IMT São Paulo, Post-graduate in Automation from ETH Zurich, MBA from University of Michigan Ann Arbor, Ph.D
Páginas92-104
Artigo recebido em: 14/10/2012
Aceito em: 22/04/2013
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
92 Revista de Ciências da Administração • v. 15, n. 37, p. 92-104, dez. 2013
Ronald Jean Degen
TEACHING ENTREPRENEURSHIP STUDENTS THE PRACTICE OF
INNOVATION: A BRAIN-BASED GUIDED EXPERIENCE APPROACH
Ensinando Estudantes de Empreendedorismo a Praticar
Inovação: uma abordagem baseada na experiência guiada no
cérebro
Ronald Jean Degen
Invited Professor FGV-EBAPE and HSM Educação, Electronic Engineer from IMT São Paulo, Post-graduate in Automation from ETH
Zurich, MBA from University of Michigan Ann Arbor, Ph.D. Candidate from ISM Paris, and author of two widely adopted textbooks on
entrepreneurship - Rio de Janeiro – RJ – Brasil. E-mail: rjdegen@gmail.com
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n37p92
Resumo
Este artigo apresenta um novo método para ensinar
estudantes de empreendedorismo a praticar inovação
e criar oportunidades de negócios de alto-impacto. O
método de ensino é baseado no modelo de aprendizado
através da experiência desenvolvido por Caine et al.
(2009) para desenvolver as funções executivas no
cérebro dos aprendizes e na estrutura de inovação
introduzida por Verganti (2009). A perspectiva cognitiva
da criatividade, como explicada por Weisberg (2006),
é usada para mostrar como a prática da inovação
pode ser apreendida. O modelo usado para o processo
criativo está baseado na pesquisa de Wallas (1926) e em
recentes descobertas neurológicas sobre os caminhos
deliberados e espontâneos para a criatividade (Carson,
2010). O conceito do processo effectual (Sarasvathy,
2008) prove uma abordagem para a validação das
ideias de inovações radicais dos estudantes.
Palavras-chave: Ensinando Empreendedorismo.
Pratica da Inovação. Processo Criativo.
Abstract
This paper presents a new method for teaching
entrepreneurship students to practice innovation and to
create high-impact business opportunities. The teaching
method is based on the guided experience learning
model that was developed by Caine et al. (2009) to
develop the executive functions in the brains of learners,
and on the innovation framework that was introduced
by Verganti (2009). The cognitive perspective of
creativity, as explained by Weisberg (2006), is used to
show how the practice of innovation can be learned.
The model used for the creative process is based on
research by Wallas (1926), and on recent neurological
findings on the deliberate and spontaneous pathways
to creativity (Carson, 2010). The concept of effectual
process (SARASVATHY, 2008) provides an approach to
the validation of the students’ radical innovation ideas.
Keywords: Teaching Entrepreneurship. Practice of
Innovation. Creativity Process.

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