Encíclicas papais

AutorWladimir Novaes Martinez
Ocupação do AutorAdvogado especialista em Direito Previdenciário
Páginas155-158

Page 155

"Debe-se exigir la distribuición de las riquezas", palavras do Papa Francisco.

Encíclica é importante contribuição religiosa doutrinária, comunicação escrita e emitida pelo papa, documento pontifício dirigido aos bispos de todo o mundo e aos iéis, para a compreensão das posições teológicas do que deve ser o Estado.

Graças a sua relevância e divulgação ela acaba sendo uma declaração universal sobre assuntos de interesse da humanidade.

Trata de vários assuntos, interessando, entre outros, os que dizem respeito ao papel do Estado, à doutrina social da Igreja, ao trabalho do operário e às relações humanas etc.

A encíclica não deine nem altera dogmas, mas atualiza a doutrina católica mediante um ensinamento enfocando um tema da atualidade, interpretada como a posição teológica da Igreja Católica a respeito de um exato fenômeno social.

Para que os ensinamentos sejam válidos, e muitíssimos deles o são, é necessário que eles estejam em sintonia com outros ensinamentos que foram dados pelos papas anteriores ao longo dos séculos.

Fornecem um conhecimento da vida que não é dado a ninguém desconhecer.

Rerum Novarum

A encíclica "Das Coisas Novas" foi escrita pelo Papa Leão XIII em 15.5.1891. Inluenciado pelas ideias de Wilhelm Emmanuel von Ketteler e Edward Manning, que tratavam das péssimas condições das classes trabalhadoras. Vale recordar do ano de 1883 e de Otto von Bismarck.

Enfoca a enorme Revolução Industrial e as sociedades democráticas no inal do século XIX.

O papa Leão XIII apoiava os direitos dos trabalhadores de poder instituir os sindicatos, rejeitava o socialismo como ele era pregado, e garantia a propriedade privada.

Criticava a ausência de princípios éticos e valores morais na sociedade, isso seria uma das grandes causas dos problemas sociais.

Alguns princípios deveriam ser usados na busca de real justiça na vida social, econômica e industrial, como a melhor distribuição de riqueza, a intervenção do Estado na economia a favor dos mais pobres ou desprotegidos e uma caridade do patronato à classe operária.

Não era socialista, muito menos capitalista, e a despeito de não apreciar a social-democracia era isso que sustentava como possível melhor solução para a humanidade.

Non abbiamo bisogno

"Nós Não Precisamos" é o nome da encíclica do Papa Pio XI, promulgada em 29.6.31 atacando bem de frente aquele indigitado fascismo italiano implantado.

Opunha-se claramente contra o líder Benito Mussolini, um indesejável vizinho do Vaticano.

Page 156

Mit Brennender Sorge

Com "Ardente Preocupação" é uma encíclica do mesmo Pio XI, datada de 14.3.37, condenando o nazismo e o racismo alemão hitlerista.

Em 1933, Pio XI acordara uma concordata com a Alemanha, mas Hitler não honrou esse tratado e as críticas do Papa se tornaram muito mais severas nos anos seguintes.

Mit brennender Sorge foi considerado o primeiro documento público de um chefe de Estado sobre o nazismo.

Ele ataca pessoalmente o desastrado Führer: "Aquele que, com...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT