O Emprego da Ilustração

Autor:José Fiker
Ocupação do Autor:Doutor em Semiótica e Linguística Geral (com enfâse em Laudos Periciais) pela USP
Páginas:41-43
 
TRECHO GRÁTIS

Page 41

8.1 A linguagem figurada é um recurso para tornar mais expressiva a linguagem. A metáfora, que é um exemplo dessa linguagem, consiste na transferência de uma palavra para um âmbito de significado que não é o objeto que ela designa, e que se fundamenta numa relação de semelhança entre o sentido próprio e o figurado. Exemplo: Fulano é uma “raposa” (esperto).
8.2 Caminhando no sentido de ilustrar cada vez mais o parecer técnico, surge a ilustração propriamente dita.

A ilustração e a fotografia são elementos de extrema utili-dade no convencimento do juiz, pois principalmente a fotografia documenta fatos, e contra fatos não há argumentos.
8.3 A fotografia assume vital importância nas vistorias cautelares. São inspeções feitas para documentar o estado de uma construção próxima ao local onde se vai executar uma obra de relativo porte, principalmente com a utilização de bate-estacas.

O perito é contratado pela construtora para documentar fotograficamente todas as anomalias presentes na obra antes do início da nova construção. Essa providência, que deveria ser de caráter obrigatório, registrará as imperfeições que a construção tiver antes do início da nova obra, para que, no futuro, não se venha a alegar que foi a nova obra que as causou.

Page 42

Para isso, são necessários alguns cuidados fundamentais, tais como:

  1. Determinar a área de influência das repercussões que pode causar a nova construção, isto é, quais são os vizinhos que podem sofrer as consequências danosas provocadas pela construção;

  2. Amarrar perfeitamente as imperfeições encontradas, de modo a localizá-las perfeitamente quando for necessário. O ideal seria solicitar uma planta do condomínio à administradora e locar as rachaduras, fissuras, infiltrações etc. sobre essa planta;

  3. Procurar determinar com precisão a época em que foi feita a vistoria, pois se ela foi feita depois de iniciado o estaqueamento, de nada adiantará.

Alguns profissionais tiram as fotografias incluindo nelas, em destaque, o jornal do dia. Essa medida tem valor relativo, pois documenta apenas que a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO