Empregador

AutorAurélio Passos
Ocupação do AutorCoordenador
Páginas501-507

Page 501

a. CARACTERÍSTICAS GERAIS

50. NÃO é característica da figura do empregador:

(a) Pessoalidade

(b) Assunção dos riscos do empreendimento

(c) Fungibilidade

(d) Despersonalização

_________________________________________________________________________________

(a) Errado porque: em relação à figura do empregador não há, em regra, pessoalidade, pois o empregado se vincula ao empreendimento e não à pessoa do empregador, prevalecendo a impessoalidade.

(b) Correto porque: cabe ao empregador assumir os riscos do seu negócio, não podendo transferi-los para os empregados. Tal característica é denominada alteridade.

(c) Correto porque: fungibilidade é termo utilizado para caracterizar a impessoalidade do empregador em relação ao empregado.

(d) Correto porque: despersonalização é termo utilizado para caracterizar a impessoalidade do empregador em relação ao empregado.

Gabarito "A"

OAB/MG - EXAME DE ORDEM - DEZEMBRO/2001

51. Considera-se empregador:

(a) Toda pessoa física que admite, assalaria, dirige a prestação de serviços do empregado também pessoa física;

(b) Toda pessoa física ou jurídica que, assumindo os riscos da atividade empresarial, admite, assalaria e dirige a prestação de serviço do empregado;

(c) A empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço;

(d) A empresa, individual ou coletiva, que dirige e assume a prestação de serviços do empregado pagando salário, mediante regime potestativo de trabalho.

_________________________________________________________________________________

"Art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço."

Gabarito "C"

TRT - MT - 2011 - JUIZ DO TRABALHO

52. Analise as assertivas e assinale o item correto:

  1. Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho, considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da ativi-dade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.

  2. Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho, equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.

  3. Segundo a Lei 8.036/1990, que dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço,

    Page 502

    entende-se por empregador a pessoa física ou a pessoa jurídica de direito privado ou de direito público, da administração pública direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que admitir trabalhadores a seu serviço, bem assim aquele que, regido por legislação especial, encontrar-se nessa condição ou figurar como fornecedor ou tomador de mão-de-obra, independente da responsabilidade solidária e/ou subsidiária a que eventualmente venha obrigar-se.

  4. A Consolidação das Leis do Trabalho também traz em seu conceito legal disposição expressa equiparando a Administração Pública Direta e Indireta a empregador.

    (a) Apenas I e IV são verdadeiras e os itens II e III são falsos.

    (b) Apenas I e II são verdadeiras e os itens III e IV são falsos.

    (c) Apenas I e III são verdadeiras e os itens II e IV são falsos.

    1. Apenas I, II, e IV são verdadeiras e o item III é falso.

    2. Apenas I, II e III são verdadeiras e o item IV é falso.

    _________________________________________________________________________________

    Item I correto, porque esboça o conceito legal de empregador que se encontra no artigo 2º da CLT. Empregador é a entidade que se utiliza de empregado: pessoa física ou jurídica ou qualquer ente sem personalidade jurídica.

    Item II correto porque: pelo artigo 2º, § 1º: "Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficência, associações recreativas ou outras". Há entidades que se utilizam de empregados que não se equiparam à empresa, daí por que o legislador utilizou-se da técnica do empregado por equiparação. Item III correto porque: o item reproduz o artigo 15, § 1º, da Lei 8.036/90 (Lei do FGTS) que, igualmente à CLT, esboça um conceito de empregador.

    Item IV errado, porque não existe, na CLT, tal disposição.

    Gabarito "E"

    FCC - 2012 - TRT - 6ª REGIÃO - ANALISTA JUDICIÁRIO

    - EXECUÇÃO DE MANDADOS

    53. Conforme previsão da Consolidação das Leis do Trabalho, em relação aos sujeitos do contrato de trabalho, é INCORRETO afirmar que:

    (a) será considerado empregado aquele que presta serviços de forma pessoal e natureza não eventual, mediante retribuição pecuniária e sob a dependência do empregador;

    (b) as instituições de beneficência e os profissionais liberais que admitirem trabalhadores como empregados equiparam-se ao empregador;

    (c) o tempo em que o empregado estiver à disposição do empregador, aguardando ordens de serviço, considera-se como de serviço efetivo, salvo disposição especial expressamente consignada;

    (d) não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado a distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego;

    (e) não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, exceto quanto ao trabalho intelectual, técnico e manual, em razão das suas peculiaridades.

    _________________________________________________________________________________

    (a) Correto porque: o item aborda os elementos caracterizadores da relação de emprego: subordinação, não eventualidade, onerosidade, pessoalidade.

    (b) Correto porque: é irrelevante para configurar o empregador a existência ou não de finalidade lucrativa ou ser pessoa física ou jurídica. O item esboça o conceito celetista de empregador por equiparação, conforme parágrafo único do artigo da CLT.

    (c) Correto porque: o item atenta para o conceito de tempo à disposição, retratado no artigo 4º da CLT.

    (d) Correto porque: conforme previsão do artigo 6º da CLT. Atente-se para modificação do parágrafo único do artigo 6º, pelo qual: "os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio".

    (e) Errado porque: pelo princípio da não discriminação, também se estende ao trabalho intelectual, técnico e manual.

    Gabarito "E"

    b. PODER DIRETIVO

    OAB-SP - EXAME DE ORDEM - ABRIL/2007 - VUNESP

    54. Ante os princípios que regem o Poder Diretivo do empregador, pode o Regulamento da Empresa dispor sobre:

    (a) exigência do uso de uniformes não convencionais, em caráter punitivo, para empregados que tiverem faltas não justificadas;

    (b) exigência de presença semanal do empregado a culto religioso;

    (c) horário do início da jornada, quer para o setor administrativo, quer para o setor da produção;

    (d) origem social, raça e sexo do candidato a emprego.

    Page 503

    _________________________________________________________________________________

    O Poder diretivo caracteriza-se na prerrogativa do empregador organizar a produção de bens e serviços mediante o arranjo das atividades exercidas pelo empregado...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT