Empoderamento e protagonismo social no setor de referência de bibliotecas universitárias

AutorMaria Giovanna Guedes Farias, Daysene de Araujo Costa
Páginas3-16
1
v. 22, n. 50, 2017.
p. 1-14
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 22, n.50, p. 1-
14, set./dez., 2017. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n50p1
Empoderamento e protagonismo social no setor de
referência de bibliotecas universitárias
Empowerment and social leadership in the reference sector of university
libraries
Maria Giovanna Guedes FARIAS (mgiovannaguedes@gmail.com)*
Daysene de Araujo COSTA (dayse.araujo2015@hotmail.com)**
* Professora do Departamento de Ciência da Informação; Programa de Pós-Graduação em
Ciência da Informação UFC.
** Graduanda do curso de Biblioteconomia UFC; Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFC.
Resumo
Apresenta resultados de pesquisa realizada com bibliotecários que atuam no setor de referência
de bibliotecas universitárias. Objetiva analisar se esses profissionais apre sentam indícios de
empoderamento e estágios do protagonismo social no seu labor, mecanismos que podem
colaborar para o desenvolvimento de estratégias que levem o bibliotecário a uma maior
participação nas questões sociais, relativas à profissão, interação e comu nicação com os usuários.
Para tal, utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, o método de pesquisa
participante, questionários e entrevista para coleta de dados, os quais foram analisados pela
técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que nos sujeitos da pesquisa
indícios do empoderamento e do protagonismo social nas ações no setor de referência junto ao s
usuários, a exemplo de: analisar a questão de pesqui sa inicial do usuário, visando inserir de dados
à pergunta e sugerindo aos usuários informações adicionais resultantes das pesquisas. Conclui
que o bibliotecário ao se empoderar das informações que necessita, pode alcançar estágios do
protagonismo social, com o o estágio do trabalho, se tornando u m agente transformador da
realidade profissional em que atua, incentivando os usuários a se tornarem autônomos no acesso
e uso da informação, reconhecendo o valor desta para sua formação.
Palavras-chave: Empoderamento. Protagonismo social. Bibliotecários. Setor de referência.
Bibliotecas universitárias.
Abstract
Presents search results conducted with librarians who work in the reference section of university
libraries. It aims to ana lyze whether these professionals have empowerment signs and stages of
social involvement in their work, mechanisms tha t may contribute to th e development of
strategies that take the librarian to greater participation in social issues related to the profession,
interaction and communication with users. To this end, it was used as methodology the
qualitative approach, the participant survey method, questionnaires and interviews to collect
data, which were analyzed using content analysis. T he results show that there is in the subject of
research evidence of empowerment and social role in the actions in the reference sector with
users, like: examine the issue of the user's initial research, aiming to enter data to the question
and suggesting use rs additional information resulting from the research. It concludes that the
librarian when empower the information you need, you can reach stages of social leadership, and
the status of the work, becoming a transforming agent of the professional reality in which it
operates, encouraging users to become autonomous in access and use of information recognizing
the value of this for their training.
Keywords: Empowerment. Social protagonism. Librarians. Reference sector. University libraries.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
19/07/2016
Aceito em:
17/05/2017

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT